Carro-chefe da cozinha

Fogão necessita de cuidados para garantir desempenho e durabilidade; entenda!

Eletrodoméstico fundamental nas residências, o fogão precisa de manutenção e limpeza básicas para ter funcionamento garantido por mais tempo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 16/12/2016 12:37 Augusto Pio /Estado de Minas
Existem várias marcas e modelos para atender às necessidades do consumidor - Brastemp/Reprodução da internet Existem várias marcas e modelos para atender às necessidades do consumidor
Fundamental em qualquer cozinha, o fogão necessita de cuidados para garantir seu desempenho e durabilidade. A limpeza e a manutenção são de suma importância para que ele dure por muito tempo. É preciso verificar sempre se não há algum vazamento de gás para evitar acidentes maiores, como incêndio e explosões. Bernardo de Souza, técnico especializado em conserto de fogões, aconselha, sempre que necessário, usar o desentupidor de fogão para limpar os queimadores e evitar que os furinhos destes fiquem tampados, impedindo a saída do fogo. Ele sugere ao consumidor procurar um bom entendedor e de confiança, para manutenção pelo menos de seis em seis meses. “Basta buscar alguma indicação, que é mais tranquilo e seguro”, ensina.

Bernardo lembra que, finalizadas as preparações no fogão ou no forno, deve-se sempre fechar a torneira do gás, com o intuito de evitar vazamentos. “É necessário evitar o acúmulo de líquidos gordurosos, nunca abaixar a tampa de vidro quando os queimadores ainda estiverem quentes ou enquanto o forno estiver sendo utilizado.” Ele alerta, ainda, para que não se coloquem objetos sobre a tampa de vidro, que pode se quebrar e causar acidentes.

O técnico também alerta que a parte de cima do fogão deve ser limpa com material suave. “Esqueça esponjas de aço, pois são muito agressivas. Para limpar as grades, o chão e a parte superior do forno, é bom utilizar sempre panos ou esponjas com sabão ou detergentes neutros. Se o fogão tiver a mesa de inox, não deixar a água secar ou evaporar diretamente sobre o inox. “Enxugue-o imediatamente com um pano seco e macio. Isso evitará manchas provocadas pelo excesso de cloro na água.”

Para lavar os queimadores, Bernardo aconselha deixá-los esfriar para depois usar palha de aço e sabão em barra. “Outros produtos não darão brilho ao alumínio. Depois, é preciso enxugá-los completamente. Nunca os deixe de molho em vinagre, limão ou algo parecido”, alerta. Ele diz que a colocação dos queimadores ainda quentes na água fria poderá provocar danos ao equipamento. E, para limpar as grades, o chão e a parte superior do fogão, Luiz aconselha o uso de panos ou esponjas com sabão ou detergentes neutros, enxaguar bem e secar com um pano seco.

MANGUEIRA Mas os cuidados não param por aí, já que sempre cai algum alimento no forno. “Lave-o usando apenas água e sabão, não se esquecendo de desligar o fogão da tomada, para evitar algum choque elétrico. Também é preciso tomar cuidado com resíduos de açúcar, leite, cremes e tomate que respingarem nas paredes do fogão. Caso isso ocorra, eles devem ser limpos imediatamente para não estragar o esmalte do eletrodoméstico. Depois de secas, essas manchas darão mais trabalho para serem retiradas.”

O especialista também aconselha ao usuário observar sempre o estado da mangueira do gás. “A validade, geralmente, é de cinco anos. Depois desse período, é preciso trocá-la imediatamente por uma nova, para evitar vazamentos.” Quanto à escolha do eletrodoméstico na hora da compra, o conselho é para que compre uma marca conhecida e confiável no mercado, que ofereça garantia e peças de manutenção. Existem várias marcas e modelos, além dos fogões elétricos ou por indução. É preciso analisar qual o ideal para as suas necessidades.

Tags: fogão manutenção do fogão limpeza do fogão eletrodoméstico funcionamento garantido Estado de Minas Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
16 de dezembro de 2016
21 de outubro de 2016
07 de outubro de 2016
28 de setembro de 2016
10 de setembro de 2016