Prateleiras são itens práticos e versáteis na decoração de diversos ambientes

As prateleiras podem ser usadas para diversos fins e em vários ambientes. Escolha o material adequado, use o bom senso e decore o seu lar de forma prática e funcional

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 20/01/2014 09:10 / atualizado em 20/01/2014 09:22 Gláucia Chaves
Versáteis, elas não precisam ser exclusividade do quarto ou da sala, como neste projeto, em que as peças foram parar no corredor - Albuquerque e Peres Arquitetura/Divulgação Versáteis, elas não precisam ser exclusividade do quarto ou da sala, como neste projeto, em que as peças foram parar no corredor
 
 
Para muitos, elas são meros suportes. Para os mais criativos, contudo, as prateleiras são bem mais que coadjuvantes sem graça. Versáteis, elas não precisam ser exclusividade do quarto ou da sala. Embora também sejam parte importante da decoração desses ambientes, a utilidade inegável e a enorme gama de materiais e cores fazem com que elas se adaptem a todos os cômodos da casa. Desde que observadas as questões de circulação, proporção, da proposta e do uso do espaço escolhido, a arquiteta Adriana Pestana garante que elas podem ser usadas onde a imaginação mandar. Por isso, banheiros, cozinhas e até mesmo churrasqueiras entram no leque de opções de uso.

Pestana explica que a escolha da prateleira ideal vai depender do conceito do projeto. “No caso das prateleiras de vidro, por exemplo, depende da espessura e da forma para usá-la em outros espaços que não o banheiro”, completa. Os suportes também podem facilitar a vida de quem quer mais praticidade. Apoiar quadros em prateleiras, por exemplo, dispensa o uso de furadeira. “É uma forma muito interessante de dinamizar a decoração, visto que, como não estão fixos, podemos mudá-los de lugar sem ter que pintar a parede para esconder os furos”, ensina.

Para a arquiteta Rosana Kramer, a maior vantagem das prateleiras é a leveza. Ao contrário dos armários, que escondem, os suportes deixam o ambiente menos “enclausurado”. Mas ela ressalta: deixar objetos à mostra exige organização para não correr o risco de passar uma impressão de desordem e até de sujeira. “Senão, a prateleira acaba virando âncora para bagunça.” Na hora de escolher o material, a arquiteta aconselha pensar bem nas características de cada ambiente. Se o objetivo é criar um suporte para uma coleção de livros, ela precisa ter uma espessura que aguente o peso. E, claro, deve-se levar em conta o aspecto decorativo da peça. “Hoje, usamos prateleiras mais largas, de 6cm a 10cm de espessura, para que ela fique mais marcada, imponente.” Outra tendência dos projetos atuais, segundo Rosana Kramer, é o uso de fitas de LED embaixo das prateleiras. Ela explica que o trabalho é feito na marcenaria: lá, o profissional faz um acabamento na parte de baixo, onde a fita fica escondida.
 
Vitor Imperatriz/Divulgação
 
 
Hélio Albuquerque, também arquiteto, acredita que aliar criatividade com conhecimento é a melhor forma de escolher onde, como e qual material a prateleira deverá ter. Ele ressalta que, hoje em dia, a evolução dos materiais permite coisas antes não pensadas, como madeira em banheiros sem que a umidade estrague a peça. “Antes só se usava vidro, mas hoje existem revestimentos para MDF que resistem à umidade”, exemplifica.

Se o local escolhido for a varanda, ele aconselha materiais mais resistentes. “Nesse caso, vou evitar a madeira, porque a prateleira estará em contato com muito sol e chuva”, justifica. “É melhor um que resista mais, como pedra, aço ou mármore.” Para quem pretende colocar prateleiras em paredes estampadas, Hélio Albuquerque frisa que não há regras, há bom senso. “Se o papel de parede é florido, vou buscar uma prateleira de material liso, geralmente em um tom do papel”, ensina. Não exagerar nas cores, inclusive na dos objetos que serão colocados no suporte, também é uma maneira de não pesar a mão e causar uma “briga” entre decoração e revestimento. “Às vezes, tudo é lindo, mas junto, vira uma tragédia.”
 
Vitor Imperatriz/Divulgação
 

Tags: brasil

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016