Lavabos permitem diversas alternativas na hora de compor a decoração

Eles podem ganhar uma composição especial, com opção de peças diferenciadas, como a cuba e os adornos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 04/02/2014 07:59 / atualizado em 03/02/2014 10:26 Paula Takahashi /Estado de Minas
Manter a harmonia com a área social da casa é importante para tornar o ambiente visualmente confortável - Eduardo Almeida/RA Studio Manter a harmonia com a área social da casa é importante para tornar o ambiente visualmente confortável
 
 
Compactos, normalmente escuros e sem ventilação, os lavabos são pequenos redutos da casa em que praticamente tudo é permitido em termos de decoração. O fato de serem pouco usados – e normalmente são as visitas as principais frequentadoras - impede que o excesso de ousadia torne o ambiente cansativo.

Por isso, vale tudo. Papel de parede, cubas trabalhadas, espelhos recortados, quadros, iluminação indireta e até plantas. Uma das poucas regras que os decoradores e arquitetos buscam seguir é a harmonia com os demais cômodos da área social.

“É preciso estar na mesma linguagem arquitetônica do restante. Mas isso não impede que a pessoa brinque com o lavabo, cause sensações diferentes e surpreenda”, afirma a arquiteta Graziella Nicolai. Para a designer de ambientes Iara Santos, se a personalidade dos moradores inspira despojamento e informalidade, o lavabo deve seguir a mesma linha. “Para os mais clássicos, vale abusar dos papéis de parede, buscar uma cuba de vidro mais trabalhada, torneira com desenho mais clássico de linhas arredondadas”, orienta.

Eduardo Almeida/RA Studio
Proibido


Azulejos devem ser abolidos dos lavados, orienta Iara. “Lembra muito banheiro. O que não impede de trabalhar meia parede com o revestimento, mas buscando sempre fugir do azulejo comum”, afirma. Para lavabos voltados para atender a demanda de áreas externas e gourmet, a meia parede revestida é o mais aconselhável. “Se tem muito movimento, a limpeza com água é frequente. Então, é importante essa proteção da parede. Mármore, ladrilhos hidráulicos e pastilhas são boas opções”, reconhece Iara.

Se a área não exige tantos cuidados, os papéis de parede são ótimas opções para dar vida ao ambiente. O que não falta são variedades. “Tem alternativas com lindas texturas que imitam inclusive tecidos de veludo e você não sabe se é papel ou tecido”, afirma Iara. Por mais simples que seja, um lavabo exige atenção com os adornos, como a saboneteira, por exemplo. “Também é preciso estar em sintonia com os demais elementos do apartamento. Os mais clássicos devem buscar o cristal, enquanto os modernos podem recorrer às opções de resina”, aconselha Graziella.

Flores também são bem-vindas, mas é preciso considerar a luminosidade e a circulação de ar no ambiente. Como a maioria não tem janela e funciona por meio de respiradores, o ideal é evitar. Caso contrário, uma orquídea em um belo cachepô cai muito bem. A iluminação também deve ser valorizada. “É preciso ser algo mais cênico e ter um jogo de luz. Por exemplo, uma luz indireta no espelho, mas que permita retocar a maquiagem”, orienta Graziella.
 
Eduardo Almeida/RA Studio
 

Tags: lançamento

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016