Pisos de cortiça são uma alternativa para as construções eco-eficientes

Substituir os materiais tradicionais da construção civil por opções que não agridem o meio ambiente tem benefícios como a durabilidade e resistência

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 19/03/2014 08:00 / atualizado em 14/03/2014 09:29 CorreioWeb /Lugar Certo
Além do caráter ambiental e funcional, os pisos de cortiça valorizam projetos de interiores com um aspecto natural e refinado - Reprodução/Internet/architetandoverde.blogspot.com.br Além do caráter ambiental e funcional, os pisos de cortiça valorizam projetos de interiores com um aspecto natural e refinado
 
 
A demanda cada vez maior por atender projetos que não prejudiquem o meio ambiente cria novas tendências de materiais para construção. Opções eco-eficientes têm como objetivo substituir de forma satisfatória os materiais tradicionais. Os pisos de cortiça, por exemplo, apresentam diversas vantagens, como a resistência e a maior durabilidade em relação aos pisos vinílicos – aproximadamente cinco vezes mais duráveis.

Além disso, o material funciona como isolante e permite uso em ambientes internos com áreas molhadas, assim como banheiros e cozinhas. De acordo com a arquiteta e urbanista, Ione Nogoceke, sua funcionalidade, além de ambientalmente correta, está ligada à resistência aos impactos e impermeabilidade. “O material é antialérgico e um ótimo isolante térmico e acústico. A cortiça é composta por milhares de pequenas células que dão ao piso de cortiça, uma manta natural que permite a sensação de flutuação ao pisar, não sendo necessário o uso de mantas”, explica.

Os pisos em cortiça dificilmente retêm sujeira, já que possuem uma camada protetora de verniz que evita o desenvolvimento de germes e fungos na superfície. A limpeza pode ser feita com um aspirador de pó, detergente diluído e pano umedecido. Outros produtos de limpeza podem danificar o acabamento do piso.

Além do caráter ambiental e funcional, os pisos de cortiça valorizam projetos de interiores com um aspecto natural e refinado. A alternativa é uma forte tendência em construções sustentáveis para pisos em áreas residenciais e comerciais. Versátil, o piso apresenta aparência que simula madeira em diferentes tons e texturas.

A cortiça é extraída de uma árvore típica da região Mediterrânea, o Sobreiro. O processo é sustentável por não envolver a derrubada de árvores, mas sim a extração cíclica da casca, que se regenera sem nenhum dano.
 
Reprodução/Internet/materiabrasil.com
 

Tags: arquiteto

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016