Capachos criativos entram em cena e revelam um pouco sobre o morador

A decoração começa pela entrada da casa, acompanhada por um belo tapete, colorido e de diversos formatos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 09/04/2014 07:59 / atualizado em 07/04/2014 16:25 Lilian Monteiro /Estado de Minas
Com diversidade de formatos, tamanhos e desenhos é possível achar o modelo que represente melhor a proposta de decoração - Reprodução Internet/jogueiobuque.com Com diversidade de formatos, tamanhos e desenhos é possível achar o modelo que represente melhor a proposta de decoração


Há quem não dê tanta importância. Mas sua escolha faz toda a diferença. O capacho dá as boas-vindas e causa as melhores impressões aos visitantes. Se for o modelo certo, não só transmite bom gosto, mas é sinal de organização, além de agregar sensação de conforto e hospitalidade. Portanto, ele exige atenção e não pode ser qualquer um. Com diversidade de formatos, tamanhos e desenhos, é possível achar o modelo que represente melhor sua decoração.

Denise de Oliveira, gerente da Tool Box do Ponteio Lar Shopping, diz que o produto é bem procurado, principalmente os modelos de borracha e fibra de coco, que oferecem durabilidade e conforto, são resistentes e fáceis de limpar. Ela lembra que os motivos são variados, desde bichos e dizeres até ilustrações e flores. Vai depender do gosto do cliente. “Para os mais descolados e modernos, há capachos com mensagens engraçadas. E também os lúdicos.”

Reprodução Internet/almocodesexta.com.br
Para Denise, o usual é um capacho para cada porta, o conjunto. Se o espaço for pequeno, o mercado oferece modelos maiores, podendo o cliente optar por apenas um. O capacho não tem de combinar com a decoração interna. “O legal do capacho é poder revelar um pouco sobre o morador, já que pela mensagem ou desenho descobre-se um pouco do seu estilo.” O preço médio do capacho na loja varia de R$ 50 a R$ 119.

De acordo com Gelson Nonato Leite, sócio-proprietário da Art Capachos BH, fundada em 2009 para atender as necessidades de capachos personalizados e fitas antiderrapantes do mercado, o melhor investimento e o produto mais vendido é o capacho de vinil com 10 milímetros de espessura, que ele faz sob medida. “O de vinil é lavável, antiderrapante e é encontrado em 18 cores. Pode ser personalizado, liso ou com borda. O cliente pode colocar o número do apartamento, o nome ou logomarca do condomínio, o que desejar.”

Quanto ao capacho de fibra de coco, o mais tradicional e antigo, Gelson acredita que tem perdido espaço, já que é pouco vendido, apesar de ter clientes que não abrem mão dele e só procuram o modelo de 15 milímetros de espessura. “O problema é que ele não é lavável, mas muitos gostam porque enxuga mais os pés. Ele é ideal para áreas fechadas e cobertas. Para ficar exposto não é recomendável.”

É preciso atenção e cuidado ao comprar o capacho, porque ele funciona como propaganda sua e do vizinho. De repente, o fato daquele morador parecer mal-humorado pode ser apenas uma impressão sua. A personalidade dele pode ser a que está refletida no capacho divertido ou bem colorido na entrada da casa. De diversos materiais, durável e resistente, o capacho pode receber chuva e sol direto. Há modelos de piaçava e sisal, que são mais sensíveis e estragam mais rápido.

Reprodução Internet/almocodesexta.com.br


Identidade

A arquiteta Sabrina Campos, consultora da Telhanorte, lembra que, além do aspecto visual, é muito importante observar o material do produto, sobretudo se o modelo é antiderrapante, uma vez que a finalidade do capacho é reter a sujeira ou secar os calçados antes de entrar em casa. E confirma que a decoração da entrada da casa é impactante, é a primeira impressão da visita sobre você. Portanto, o ideal é que o capacho tenha cores e estampas que combinem bem com o restante da decoração.

Para não ter erro, principalmente quanto ao tamanho, Sabrina lembra que “é importante verificar a medida de largura da porta, já que o ideal é que o produto tenha o mesmo tamanho. Por ter a função de impedir a entrada de sujeira no ambiente, podemos colocar um capacho em cada porta”. A profissional enfatiza que o momento da escolha tem tudo a ver com a personalidade e criatividade de cada um. Dessa forma, não há um padrão estabelecido. A única recomendação que se deve levar em conta na hora da aquisição é verificar o material e o tamanho, de acordo com o local que será usado. O resto fica por conta da criatividade do morador.

Sabrina explica que, no caso de apartamentos, a dica é escolher um modelo neutro para todas as entradas, criando uma identidade visual padronizada no andar e no apartamento. A arquiteta conta que os capachos mais duráveis são confeccionados com base de borracha e fibra de coco. “Além da durabilidade, outro fator relevante sobre a fibra de coco é que o material pode reter em até 70% a sujeira, deixando o ambiente mais limpo e protegido. O mercado também oferece capachos produzidos em fibra sintética, emborrachados, e até de madeira, que imitam um deck.”

Tags: lançamento

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016