Especialistas destacam boas ideias para decoração e apontam designs mais inovadores

Tendências exibidas no Salão Internacional do Móvel de Milão podem ser aplicadas com sucesso em projetos residenciais e comerciais

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 06/05/2014 08:02 Lilian Monteiro /Estado de Minas
Gustavo Xavier/Divulgação
 
 
Ideias frescas, cores diferentes, novas texturas, uma forma inovadora de combinar... O universo da decoração de interiores é movido a tendência, seja clássica, contemporânea ou retrô. Arquitetos, designers, artistas plásticos e decoradores revelam quais propostas devem ter os projetos que vão ser atração e despertar desejo em 2014. Cores, móveis, texturas, papéis, pedras, revestimentos 3D (para trazer volumetria), ambientes mais importantes, tecnologia, materiais... Oportunidade de anotar todas as dicas.

O artista plástico Luiz Sternick enfatiza, antes de mais nada, que a demanda crescente de pessoas que querem reformar a casa, ou mesmo construir aquele deque da varanda para complementar a área externa aproveitando-a ao máximo, também chega em sua temporada de liquidação. Aquele sonho de reformar a cozinha , dar uma cara nova ao home theater ou mesmo aquela repaginada no banheiro também entram na ordem do dia.

Recém-chegado do Salão Internacional do Móvel de Milão, Sternick está com as tendências mundiais em dia. “Fico impressionado como a cada dia as pessoas estão preocupadas em ter mais conforto e segurança ao chegar em casa. Elas procuram bem-estar e aconchego depois de encarar um cotidiano estressante de agendas apertadas e trânsito caótico. A oportunidade de reforma da casa com estilo e design é acessível a todos os tipos de bolsos, não tendo mais aquele paradigma de que decoração é coisa cara.”

Segundo Sternick, as indústrias moveleiras estão preparadas, oferecendo opções variadas e um leque de preços imperdíveis. “As fabricantes têm proporcionado oportunidades atrativas nos mais diversos nichos da casa, seja cozinha, quartos planejados, banheiros, home theatre, salas de estar, salas de jantar, áreas externas, chegando até a loja especializada em soluções para o sono.”

Henrique Queiroga/Divulgação


Ambientes


A arquiteta e designer de interiores Valéria Alves explica que, com a mudança de comportamento das  pessoas – atualmente preferem ficar em casa –, a cozinha virou a grande atração do momento. Ganhou espaço da sala e até mesmo do home theater, que já foi estrela da casa. “É a ideia de preparar o prato, o petisco e permanecer na cozinha. Ela aparece ampla, com conforto, tecnologia e praticidade. E quem não tem espaço cria projeto para aumentar a área de uso com anexos.” Ela conta que a proposta é a cozinha ser suporte para o espaço gourmet. Nunca separados. “O importante é que haja uma área de integração e autonomia em volta da mesa.”

Valéria destaca a tecnologia nos eletrodomésticos, principalmente no depurador de ar, assim como no forno, fogão, geladeira, freezer, tudo trazendo conforto e funcionalidade. Tem de ser utilitário. Quanto à cor, ela aponta o cinza como tom-base e o vermelho e laranja aparecendo de forma pontual nos acessórios e detalhes. “O berinjela está em alta porque dá vida e não chama a atenção demais. Pode aparecer nos armários, com a base de cor neutra e a porta colorida.”

A pedra sintética aparece em vários projetos como novidade. São produtos nacionais e importados da Itália e da Espanha. “É como se fosse granito, substitui. E a vantagem é que é menos porosa, a impermeabilização é melhor, não absorve a gordura, o vinho, o suco. Enfim, não mancha.” Valéria lembra ainda da pedra natural usada em piso, bancada e revestimento de parede. “Existe uma gama de revestimento. Além do porcelanato, base de aço para cobrir parede, os vidros estão em alta, os coloridos para revestir bancadas e paredes.”

Tintas

Benito Berretta, diretor de marketing de ume empresa de tintas, afirma que uma das tendências no Salão de Milão são os tons de chocolate para a pintura. A marca tem 11 opções da cor e oferece dicas de combinações dessas nuances em ambientes clássicos e despojados. O marrom traz sensação de aconchego e calor e “quando combinadas com tons mais intensos, como verdes e violetas, avivam o espaço”. Por serem classificados como neutros quentes, os marrons caem bem com todos os tipos de decoração: desde as clássicas, passando pelas românticas, até as modernas.

Divulgação/Tintas Coral

Tags: casa

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016