Cozinha ganha status de protagonista nas casas contemporâneas

Com materiais nobres e design arrojado, ambiente pega carona na onda gourmet e deixam de vez os bastidores para assumir posto de local de confraternização

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 26/05/2014 08:00 / atualizado em 22/05/2014 13:48 Paola Campos /Estado de Minas
Divulgação/Cosmit.it


A onda gourmet que invadiu as cozinhas brasileiras nos últimos anos transformou muitos cozinheiros de fim de semana em verdadeiros chefs. Mas não é preciso estar nesse grupo para desejar as cozinhas expostas na EuroCucina, parte da Semana de Design de Milão. O evento que lança tendências para o mundo todo confirmou o que muita gente já sabe: as cozinhas estão deixando de vez os bastidores para assumir posto de espaço de confraternização das casas. A tradição que os mineiros conhecem dos tempos do fogão a lenha vem cheia de glamour.

Para cozinhar e receber amigos, as cozinhas estão cada vez mais bonitas. Há propostas para todos os estilos. Requintadas, industriais, luxuosas, moderninhas, divertidas, minimalistas, provençais... As bancadas aparecem em padrões de madeira, com cubas completamente integradas em cores diversas de Corian, materiais à base de pedra ou metalizados que não arranham. A tradicional “luz de cozinha”, branca azulada, sai de cena. Entram a iluminação cênica amarelada e confortável e mesmo luminárias pendentes cheias de personalidade. Os armários comportam nichos para livros de culinária e uma infinidade de utensílios e equipamentos. E, diferentemente do padrão brasileiro, os eletrodomésticos também vêm revestidos por elegantes portas.

Divulgação/Paola Campos


Mas se a tecnologia dos materiais permite a criatividade nos revestimentos, é nos equipamentos que se percebe a grande evolução. Grandes marcas expuseram seus fornos a vapor, cooktops inteligentes, coifas em linhas escultóricas, refrigeradores que prolongam a vida útil dos alimentos e muito mais. No quesito praticidade, simplificam o preparo dos pratos e – como demonstravam os chefs em disputados espaços nos estandes – ajudam qualquer mortal a fazer um belo prato. No quesito beleza, os eletrodomésticos passaram a disputar espaço com os melhores móveis, com acabamento em vidro de várias cores e design primoroso.

Por outro lado, quase como um contraponto, muitos projetos usam peças com aparência rústica, como acabamentos de madeira antiga nos armários, bancadas e adornos. A tecnologia é muito desejada, mas se tiver um gostinho de fogão a lenha, bem melhor.

Divulgação/Cosmit.it

Tags: crescimento

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016