Descubra a melhor forma de iluminar diferentes ambientes

A tecnologia atual traz para o cotidiano inúmeras formas, modelos e cores de iluminação, por meio de luminárias, abajures, plafons, pendentes, spots entre outros

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 04/09/2014 08:00 / atualizado em 28/08/2014 12:00 Lugar Certo /Folha de Londrina
Pinterest/Divulgação

Desde a antiguidade, o ser humano busca por meio das mais variadas ideias, formas de suprir suas necessidades de acordo com cada época. Como, por exemplo, a falta de luz natural, durante o período da 'idade da pedra', quando o homem utilizou o fogo para gerar luz e assim, proporcionar melhores condições ao seu habitat. Com o passar do tempo, surgiram as lamparinas, que eram alimentadas por óleo como forma de combustível e logo surgiram as lâmpadas, que ao longo do tempo foram se desenvolvendo e acompanhando a modernidade.

Pesquisas relatam que a primeira lâmpada inventada foi de arco voltaico, desenvolvida em 1810, por Humphry Davy, que criou um circuito elétrico, alimentado com uma bateria e dois bastões de carbono, que após a passagem da corrente elétrica gerava um arco voltaico com alta luminosidade. Já a primeira lâmpada incandescente foi idealizada por Thomas Alva Edison, em 1880, utilizando uma haste de carvão, inserida dentro de uma ampola de vidro, que aquecida até o ponto seguinte, passava a emitir luz. Desde então, o aperfeiçoamento foi constante.

A tecnologia atual traz para o cotidiano inúmeras formas, modelos e cores de iluminação, por meio de luminárias, abajures, plafons, pendentes, spots entre outros. Diversas opções de lâmpadas, que além de deixar a residência, escritório ou empresa mais agradável e bonita, possui também a vantagem de consumir menos energia. Empresas especializadas, como a Startec, oferecem uma linha de produtos de alto padrão de qualidade, com designer sofisticado e proporciona a oportunidade da escolha do tipo de lâmpada. Desta forma, adapta qualidade visual, com o benefício de um produto funcional e traz economia.

Segundo o gerente de marketing da Startec, Walter Fioretto Campagnare, cada ambiente deve ter a iluminação adequada de acordo com seu objetivo; não se deve levar em conta apenas a estética, mas a função de cada local e a relação que o indivíduo terá com ele. Por exemplo, uma sala de leitura, com uma luminária tanto de mesa, como de chão, com lâmpadas halógenas ou eletrônicas, que proporcionam uma iluminação branca, deixa o ambiente ideal para ler um livro ou estudar um projeto.

Além da linha residencial e comercial, a empresa Startec, única no Brasil dentro do segmento de iluminação que possui licença de produção pela Disney, apresenta diversas opções e modelos, com os personagens favoritos dos pequeninos até os mais crescidinhos. Como por exemplo, os abajures dos Carros, as luminárias da Sininho, os ventiladores do Pooh; claro que não poderia ficar de fora, o mundo mágico do Mickey e Minnie e também linhas exclusivas da Warner, Marvel, Redibra e Matel, preenchendo ainda mais o universo infantil, com itens de iluminação do Pernalonga, Super-Homem e da Barbie.

Tudo isso, com os mais rigorosos padrões de segurança e a vantagem de um produto funcional, decorativo e que com a escolha da lâmpada correta, pode até reduzir o consumo de energia da sua casa.

Veja qual o tipo de lâmpada ideal para cada ambiente:

Dicroica

A lâmpada dicroica possui 90 de IRC - Índice de reprodução de cores, 4.000 horas de tempo de vida, além de potentes emissores de luz de alto brilho, em diversas tonalidades de cores e pode ser utilizada em ambientes decorativos, residencial, comercial etc.

Fluorescente

A lâmpada fluorescente possui de 60 - 90 de IRC - Índice de reprodução de cores, 12.000 horas de tempo de vida, é limitada por baixa potência, além de possuir tonalidade de iluminação branca e amarela e pode ser utilizada na iluminação de estúdios, escritórios e residências.

Halógena

A lâmpada halógena apresenta 100 de IRC - Índice de reprodução de cores, 2.000 a 4.000 horas de tempo de vida, gasta mais energia, mas oferece maior potência luminosa, possui tonalidade de iluminação branca e amarela e pode ser utilizada em ambientes decorativos.

Halógena AR111 / AR 70

A lâmpada halógena possui 100 de IRC - Índice de reprodução de cores, 2.000 horas de tempo de vida, produz facho de lkuz direcionado, porém sem ofuscamento, apresenta tonalidade de iluminação branca e amarela e pode ser utilizada em ambientes decorativos.

Lâmpada Par

A lâmpada Par possui 100 de IRC - Índice de reprodução de cores, média de 6.000 horas de tempo de vida, é uma lâmpada refletora, com preciso facho de luz, muito brilho e definição, apresenta diversas cores na tonalidade de iluminação amarela e pode ser utilizada para criar concentrações de luz em objetos, como nas vitrines, jardins e iluminação pública.

Lâmpada Eletrônica Compacta Flúor

Apresenta 90 de IRC - Índice de reprodução de cores, com média de 3.000 a 12.000 horas de tempo de vida, são lâmpadas eletrônicas que utilizam aproximadamente de 60% a 80% menos eletricidade do que as lâmpadas incandescentes convencionais e maior durabilidade, porém preço elevado. Produz tonalidade de luz branca "morna", semelhante às lâmpadas de luz incandescente, além de ser indicada para o consumo residencial, industrial e comercial.

Led

O led possui 70 de IRC - Índice de reprodução de cores, com média de 2.000 a 4.000 horas de tempo de vida, não é o melhor tipo de iluminação para o Brasil, pois além do preço elevado, ilumina pouco. Apresenta diversas tonalidades de cores e pode ser utilizada em ambientes de decoração.

O consumo de energia consciente contribui para a satisfação pessoal e a sustentabilidade do planeta. Por isso, a dica na hora da compra é procurar um produto que contenha lâmpadas de alta eficiência luminosa, ou seja, que produza mais luz com menor consumo de energia elétrica.

Serviço:
www.startecimport.com.br

Tags: decoração

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016