Iluminação natural em casa combina sofisticação e economia de energia

Uma casa bem iluminada dá a sensação de amplitude, é aconchegante no inverno e agradável no verão. Saiba como aproveitar melhor a iluminação natural

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 23/09/2014 08:02 / atualizado em 22/09/2014 12:16 Hellen Leite

Uma residência banhada pela luz do sol é agradável tanto no verão quanto no inverno. Um bom projeto de decoração leva em conta, dentre outros fatores, a iluminação natural da casa ou do apartamento. Aproveitar melhor a luz do sol, além de acrescentar beleza e charme a arquitetura, ainda são grandes aliadas da economia de energia. "A luz natural pode ser aproveitada com janelas, vidros, claraboias, teto solar, cobogós, tijolo de vidro, entre outros. A melhor maneira é saber utilizar, contando com a posição do sol, estrutura da casa e escolhendo o local seguindo o decór e logística", comenta o arquiteto Nardim Júnior.

A ideia é ficar atento à posição em que o sol incide durante o período da manhã e da tarde para posicionar janelas e portas a fim de receber a luz. As cores também influenciam diretamente na iluminação da casa. As paletas claras refletem mais a luz, e ainda proporcionam uma sensação de amplitude e frescor. Já cores escuras tendem a fechar o ambiente e esquentar o local.

Apesar do vidro ser o recurso mais utilizado para ampliar a iluminação natural, outros materiais também podem ser explorados dentro e fora da residência. "As grandes apostas do momento são as peles de vidro e iluminação zenital. As peles de vidro são grandes paredes de vidro que agregam um refinamento e valorizam o projeto do local, além de todas as outras vantagens da iluminação natural. Já a iluminação zenital é umailuminação que vem de cima. É uma alternativa para locais amplos, onde janelas não são suficientes para fornecer luz natural", explica Nardim, frizando que existem diversos modelos de iluminação zenital. Os mais usados em residências são teto solar, claraboias e poços de luz.

Tags: decoração acabamentos pisos

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016