Grupo de intervenção urbana reinventa paisagem de cidades espanholas

Dependendo do ponto de observação, deparamo-nos com um efeito ótico que rearranja as imagens compondo palavras perfeitamente legíveis a partir de traços irreconhecíveis

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 31/10/2014 08:17 / atualizado em 31/10/2014 11:52 Hellen Leite
Boa Mistura/Reprodução


Uma das manifestações artísticas mais interessantes do século XXI são as intervenções nos ambientes urbanos. Esses trabalhos trouxeram novas possibilidades visuais onde não eram imaginados, aliás, onde não eram explorados. O coletivo artístico Boa Mistura, famoso por criar obras de arte na rua, apostou no efeito ótico, que rearranja imagens e formam palavras. Neste caso, o expectador tem que se posicionar em um ponto exato da rua para visualizar corretamente o que está escrito.

O trabalho recrutou 40 voluntários, que já haviam participado de interevenções anteriores com o coletivo, que pintaram palavras nos muros, escadarias e becos de duas comunidades espanholas: El Carpio e Maruanas. Os moradores e os artistas elegeram seis palavras que definiam a essência dos lugares. No caso de El Carpio, foram escolhidas “Serenidade” e “Sossego”, enquanto que em Maruanas “Calma”, “Claridade”, “Luz” e “Respeito”, foram as eleitas.

Em quatro dias o grupo reinventou a paisagem das cidades. A intervenção fez parte das Jornadas de Criação SCARPIA, um programa que busca levar a arte aos espaços públicos.

Boa Mistura/Reprodução

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016