Especialista dá dicas e ensina truques para ampliar ambientes pequenos

Confira três dicas infalíveis para acertar na decoração de espaços reduzidos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 02/01/2015 08:02 / atualizado em 05/01/2015 11:14 CorreioWeb /Lugar Certo
Apartamentos com menos de 100 m² dominam o mercado imobiliário. Os dados do último semestre de 2014 na região metropolitana de São Paulo revelam que os apartamentos lançados nesse período tinham, em média, 78,22 m².

Com os imóveis de tamanhos cada vez menores, o jeito é encontrar saídas para ampliar o ambiente e conseguir organizar tudo dentro de casa. A arquiteta Mayara Kassie ensina que com alguns truques é possível fazer diferença em ambientes pequenos. “Utilizamos técnicas de ilusão de ótica que dá a impressão de ampliar o espaço”, comenta.

Escolha a cor certa para a parede

Reprodução/Pinterest


Utilize as cores na medida certa. Nas paredes, no chão, sobre a mesa e nas prateleiras. Seja no local que for, as cores têm um grande poder e significado e, em locais com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir.

Para a base da sua decoração escolhe cores claras e deixe as cores mais fortes para serem usadas nos acessórios. O uso do mesmo tom nos pisos e paredes também faz com que o ambiente pareça mais amplo. Neste caso, vale a opção de não usar rodapé. “Escolher o tom certo é fundamental. Paredes claras dão a impressão de espaço maior e refletem a luminosidade, como branco e bege”, afirma Kassie.

Use listras

Reprodução/Pinterest


Colocar um papel de parede listrado é uma ótima opção para criar a sensação de ambiente mais espaçoso. Listras horizontais ou verticais passam a impressão de maior amplitude.

Aposte nos espelhos

Reprodução/Pinterest


Quando aplicado na parede inteira, o espelho possui a função direta na ampliação do espaço. “Escolha espelhos grandes e disponha em paredes do mesmo ambiente, isso produz efeito de infinito”, ensina. No entanto, é importante lembrar que os espelhos ajudam sobretudo na difusão da iluminação, e embora possam aproveitar a luz natural, não devem refletir os raios solares diretamente.

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016