Iluminação é primordial em projetos de decoração; saiba como usar

De acordo com especialistas, é essencial considerar a função do espaço antes de planejar a iluminação

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 30/03/2015 08:04 / atualizado em 27/03/2015 17:17 CorreioWeb /Lugar Certo
Neste projeto da arquiteta Marina Dubal, a luz focada dá destaque ao quadro
 - Henrique Queiroga/Divulgação Neste projeto da arquiteta Marina Dubal, a luz focada dá destaque ao quadro

A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) decretaram o ano de 2015 o Ano Internacional da Luz. A iluminação é um dos elementos mais importantes do nosso dia a dia, já que permite a compreensão das coisas e do espaço.

A luz também é um dos elementos primordiais na elaboração de um projeto arquitetônico. Segundo a arquiteta Estela Netto, a luz deve ser compreendida mais como um como um processo. “O estudo da luz acontece durante a elaboração da proposta e não é um item separado”, explica.

Reprodução/Pinterest


A escolha do tipo de iluminação deve ser bem pensada e com muito cuidado. A arquiteta explica que fatores como o que o espaço vai ser e o que, esteticamente, é esperado dessa luz são aspectos que devem ser considerados.

Leia mais notícias em Arquitetura e Decoração

Um bom projeto de iluminação é fundamental para o sucesso do ambiente. “Assim como a luz pode ajudar e valorizar peças ou o próprio ambiente, um projeto mal planejado pode ter o efeito contrário ao que se espera”, explica a arquiteta.

Reprodução/Pinterest


Estela também ressalta que os espaços atualmente são multifuncionais e isso também deve ser considerado. “Uma sala pode ser usada como um local para receber pessoas, jantar, estudar ou ler. Tudo isso deve ser considerado”.

Outro ponto que deve ser considerado é o perfil do cliente. Ao planejar o tipo de iluminação que o ambiente deve ser, o gosto pessoal de quem vai utilizar o espaço é peça fundamental. “Eu preciso saber se meu cliente gosta de peças de decoração ou quer um ambiente mais discreto”.

Estela Netto salienta que a iluminação pode ajudar, por exemplo, criar uma sensação maior de aconchego aos espaços
 - Henrique Queiroga/Divulgação Estela Netto salienta que a iluminação pode ajudar, por exemplo, criar uma sensação maior de aconchego aos espaços

Reprodução/Pinterest

Reprodução/Pinterest

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016