Madeira garante aconchego para ambientes internos

É possível montar ambientes modernos e aconchegantes, dependendo do tipo de madeira

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 08/05/2015 08:38 / atualizado em 08/05/2015 13:33 CorreioWeb /Lugar Certo

A madeira pode ser uma aliada na hora de decorar a casa com harmonia. Com os vários tipos de madeira disponíveis no mercado, é possível montar ambientes modernos e aconchegantes, dependendo do tom, espessura ou textura.

Leia mais notícias em Arquitetura e Decoração

Para a designer Laura Santos, o estilo do ambiente é que vai determinar como usar a madeira. “Para uma decoração mais rústica, pode se usar madeiras no teto, piso, móveis e mesclar com elementos de pedras. Já em decorações contemporâneas, o uso da madeira deve ser feita com mais parcimônia, apenas para dar um toque de aconchego”, explica.

Mesclar madeira com pedra dá aparência rústica - Henrique Queiroga Mesclar madeira com pedra dá aparência rústica


Para manter a elegância e a leveza, a dica é manter a base em tons claros. No décor rústico, a aparência de madeira natural ou de demolição dão charme e sensação de ambiente acolhedor. “A madeira dá um clima de aconchego. Quando colocado no piso e parede proporciona mais acolhimento ao ambiente o deixando mais aquecido”, lembra Laura.

Madeira nos revestimentos garante clima de aconchego - Henrique Queiroga Madeira nos revestimentos garante clima de aconchego


As cores da madeira também são importantes. “Se o ambiente for pequeno, deve-se evitar o uso de madeira escura, porque ela diminuirá ainda mais o espaço. Já em um ambiente maior, a madeira escura é bem-vinda por deixar o ambiente mais acolhedor”, afirma a designer. O espelho é aliado dos espaços pequenos, ao garantir a ideia de ampliação. Quando o ambiente já tiver tons mais fechados, a dica é usar madeiras claras para manter o equilíbrio.

Tons claros dão sensação de ambiente mais amplo - Reprodução / Internet Tons claros dão sensação de ambiente mais amplo


A madeira exige cuidados para durar mais tempo. No caso da madeira maciça, a manutenção deve ser semestral, com aplicação de para hidratá-la. Nos outros tipos de madeira, os cuidados devem ser de limpeza no dia-a-dia, com pano levemente úmido e cera própria para cada tipo de material. As madeiras indicadas para garantir durabilidade são as maciças, como ipê, carvalho e freijó.

Na foto, piso de carvalho, uma das madeiras indicadas para durabilidade - Reprodução / Internet Na foto, piso de carvalho, uma das madeiras indicadas para durabilidade

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016