Ambientes integrados facilitam a comunicação em casa

A decoração dos espaços devem combinar entre si, já que quase todos os cômodos ficam unidos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 12/06/2015 10:06 / atualizado em 12/06/2015 11:07 CorreioWeb /Lugar Certo
E3 Arquitetura


Famílias que reúnem muitas pessoas agora investem em ambientes integrados, para garantir o conforto e a comunicação entre as pessoas na casa. O modelo de estrutura é ideal para quem recebe várias pessoas em casa dar a atenção necessária ao convidado, até quando precisa ir à “outro cômodo”.

Leia mais notícias em Arquitetura e Decoração

Desenvolver esse conceito foi o desafio dos arquitetos Marcela Baioni, Claudia Ortenzi e José Carlos Ortenzi, de Londrina (Paraná), ao transformar um apartamento de 104 metros quadrados em um espaço atrativo para o casal proprietário receber amigos para momentos de descontração e lazer. Marcela destaca que a principal característica de um ambiente integrado é a convivência da família. “Quando um apartamento é pequeno, quanto mais integrado, mais espaçoso e aconchegante fica”, garante a arquiteta.

E3 Arquitetura


Em espaços integrados, o mobiliário dita os cômodos. “Não tem esse problema de confundir alguma coisa. O próprio mobiliário identifica os ambientes”, destaca a profissional. Outro detalhe que ajuda a personalizar os ambientes é a iluminação, Marcela explica que cada espaço pede um tipo. “Na sala criamos um pendente para dar uma iluminação mais focada. A lateral é mais decorativa e garante aconchego para ver tv e receber pessoas. E a central é mais para leitura, por exemplo” sugere a arquiteta paranaense.

E3 Arquitetura


O pedido dos donos do apartamento foi montar um espaço com a cara da família. O marido é apreciador de cervejas artesanais, por isso, a área da churrasqueira deveria lembrar um pub. Já a esposa, deixou clara a opção do casal por móveis menos chamativos, que contemplassem também peças vintage. A partir disso, os arquitetos puderam projetar a integração dos ambientes. “O interessante é que o ambiente integrado inteiro tenha a mesma linguagem”, destaca Marcela, que explica que isso é feito porque, como todos os ambientes estão em um só, não dá para não combinar.

A cartela de cores aposta no diálogo entre a linha contemporânea e o vintage. Na cozinha, o detalhe fica por conta da predominância de cinza e preto. Já na sala, as cores são neutras, o destaque colorido fica em detalhes, como o tapete.

E3 Arquitetura


A abertura para os dormitórios recebeu portas laqueadas de branco que se estendem até o teto. No interior, a divisão entre banheiro e suíte foi feita por uma sapateira. E da parede até a lateral da sapateira, foi colocado um amplo espelho, para dar sensação de amplitude.

E3 Arquitetura

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016