Dossel garante clima de romance, funcionalidade, luxo e bem-estar a qualquer quarto

Elemento era restrito aos nobres dos séculos passados até cair no gosto popular, e hoje reaparece com tudo na decoração

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 16/06/2015 08:06 Lilian Monteiro /Estado de Minas
Projeto da decoradora Maria Cristina Bahia, da loja Villa Maria: além de charmoso, dossel imprime sofisticação ao quarto  - Juliana Buli/Divulgação Projeto da decoradora Maria Cristina Bahia, da loja Villa Maria: além de charmoso, dossel imprime sofisticação ao quarto


Foi na Idade Média que as camas começaram a ser colocadas em aposentos mais privados, como nos quartos. Os europeus, devido ao inverno rigoroso do velho continente, adotaram uma proteção que os persas já haviam desenvolvido anteriormente: o dossel, uma espécie de cortina apoiada por colunas de madeiras que todos conhecem dos filmes de reis e rainhas.

Hoje, o dossel aparece repaginado. Além do lado funcional – garante sono tranquilo e à prova de insetos –, ele assume papel de destaque na decoração. Armação com cortina ou véu que fica sobre a cama, ele é garantia de luxo ao ambiente. A designer de interiores Iara Santos recomenda equilíbrio no seu uso e destaca que ele é sinônimo de quarto romântico e acolhedor.

Projeto da designer de interiores Iara Santos: ideal é usar o dossel em um quarto maior para que ele apareça e não pese o ambiente - Osvaldo Castro/Divulgação Projeto da designer de interiores Iara Santos: ideal é usar o dossel em um quarto maior para que ele apareça e não pese o ambiente


Como é uma peça de grande destaque, Iara enfatiza que é uma decisão bem particular, que precisa ser bem pensada pelo cliente. Ela explica que, apesar de aparecer mais em quartos infantis, principalmente dos bebês, com berços adornados e lindos, o dossel se encaixa muito bem num ambiente adulto. “Tem casal que adora e cria um clima todo especial.” Mas a designer lembra que o ideal é um quarto maior para que o dossel apareça e não fique cheio e pesado no ambiente.

Leia mais notícias em Decoração

Iara destaca que dossel é a estrutura da cama, diferente “daquele que desce do teto, que na verdade é um cortinado”. Aliás, ela alerta para escolher tecidos bem leves, um crepe suave, voil, já que a ideia é que fique harmonioso e, se for o caso, “invista em hologramas ou numa renda maravilhosa, como a richelieu, que fica um luxo”.

O dossel, com tanta história, reaparece na decoração de casas contemporâneas como uma solução prática e estética. Além de impedir os mosquitos (nada mais prudente em época de epidemia de dengue), ele contribui com um sono tranquilo e é um acessório que deixa o quarto mais imponente e bonito.

CONDOMÍNIO

A decoradora Maria Cristina Bahia, uma das sócias da loja Villa Maria, especializada em dormitórios, diz que a procura aumentou, principalmente, por quem vive nos condomínios em torno de Belo Horizonte. “Além da proteção dos insetos, protege da ventilação, as janelas podem ficar abertas, além de ser charmoso e dá sofisticação para o quarto. Nada como investir num acessório que é prático, funcional e, ao mesmo tempo, garante beleza.”

Para Maria Cristina, há vários versões de dossel. “Ele pode ser de madeira, ferro e até de uma resina de qualidade, resistente. Tudo dependerá da construção.” Ela conta que na Villa Maria é possível “encomendar um dossel tornando a peça exclusiva para o quarto”.

Loft projetado por Denise Barretto para a Casa Cor São Paulo não teria o mesmo resultado na harmonia sem o bonito dossel - Reprodução/Internet/Katia Kuwabara/UOL Loft projetado por Denise Barretto para a Casa Cor São Paulo não teria o mesmo resultado na harmonia sem o bonito dossel


Maria Cristina lembra que o dossel para as camas cria a sensação de que o quarto é mais alto. No entanto, é necessário ter cuidado ao especificá-lo. “É preciso considerar o espaço e o tipo de decoração. Em ambientes pequenos não fica legal, é ideal para espaços maiores. O cortinado tem de ser leve, pode ser em tule ou seda, e em cores neutras, claras, como branco ou bege.”

Há quem aceite a ideia “de três tipos” de dossel: os de fixação na parede, no teto e aqueles que já vêm com a própria cama, o clássico e tradicional. O importante é escolher o modelo que se adeque ao seu bolso e ao estilo do quarto. Outro cuidado importante para se levar em conta é que o de fixação limita a forma de decorar, já que não permite tantas mudanças no estilo depois. Diferente da cama com dossel, que é bem prática porque pode ser trocada de lugar e não precisa de uma instalação elaborada. E não se esqueça que, para manter o dossel limpo, o tecido tem de ser lavado com regularidade. De preferência semanalmente. Já as bordas que o sustentam o mais indicado é limpar com pano úmido uma vez por mês.

Não esqueça que a armação já cria toda uma cena e chama a atenção. Por isso, os complementos da decoração precisam ser equilibrados para o quarto não ficar carregado. Caso contrário, o ambiente deixará de ser confortável para perturbar seu sono.

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016