Adegas podem incluir o charme dos vinhos à decoração

Designer explica que é preciso manter os cuidados, mas dá para integrar esse tipo de espaço ao restante do ambiente

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 17/06/2015 09:02 / atualizado em 18/06/2015 15:54
Divulgação Simonetto


Ter um local dedicado para uma adega é o sonho de muitos amantes do vinho, e essa vontade não precisa ficar apenas nos planos. Além de conservar a qualidade da bebida, o espaço também pode fazer parte da decoração e servir para receber pessoas para apreciar o vinho.

Leia mais notícias em Arquitetura e Decoração

Para integrar uma adega ao ambiente caseiro, o ideal é que as cores casem com o restante da decoração. “É bom fazer uma combinação de cores com o ambiente, usar vidros com transparência, reflexos, fume, protegendo a qualidade interna da temperatura”, aconselha a design de interiores Luana Freire. Essas orientações são importantes para conseguir conservar as propriedades originais do líquido enquanto ele é exposto.



Geralmente, as adegas são de madeira para remeter aos barris onde a bebida é envelhecida, além de conservar a temperatura e impedir completamente a incidência de luz intensa sobre as garrafas. “A madeira é ideal porque consegue proteger do calor externo. Também dá para trabalhar com aramado, onde a gente consegue inclinar a garrafa no ângulo correto”, destaca a designer. A luz, segundo Luana, não pode ser intensa. “Uma iluminação mais baixa e amarelada deixa o ambiente mais aconchegante”, garante.

Para incluir a adega na decoração, a dica da profissional é manter os cuidados com as garrafas, mas adicionar detalhes com a personalidade do dono. “Usar rolhas, garrafas, garrafas separadas por safra, depende da importância que o cliente dá para o espaço”, pontua Luana. E elas não estão restritas a um canto separado, de acordo com a designer, hoje, a adega pode estar 100 % integrada com uma sala, escritório, ou ambiente de trabalho “Ela não precisa estar isolada, faz parte da decoração”, afirma.

Para montar uma adega, as recomendações são relacionadas ao cuidado. “É importante que ela tenha a profundidade correta para as garrafas, de 30 a 35 centímetros de profundidade, altura de 10 a 15 centímetros, que não esteja exposta a luz solar ou externa, que tenha cores mais escuras na madeira”, finaliza a profissional.

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016