Arquitetos apostam em revestimentos que vão dos cobogós às pastilhas de ouro

Profissionais apresentam novos revestimentos na edição 2015 do Casa Cor Brasília

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 30/09/2015 09:03 / atualizado em 29/09/2015 19:29 Hellen Leite
Proteger paredes e pisos já foi a única função dos revestimentos. Hoje, eles são elementos indispensáveis para os projetos de arquitetura e decoração, capazes de trazer uma estética rústica, moderna, elegante e outros numerosos efeitos. Há uma opção adequada para cada projeto, como revelam os ambientes da 24ª Casa Cor Brasília.

Especialista no assunto, a empresária Adriana Orlandi, da Vallori Acabamentos, que está em parceria com 11 espaços da mostra, explica que a escolha dos revestimentos é uma das partes mais importantes dos projetos. “O material de acabamento é a finalização de cada ambiente, é a cereja do bolo, mas não pode deixar de ser funcional. Por isso, os materiais estão cada vez mais diferenciados, proporcionando aos profissionais elementos ousados e diferentes. O público vai poder conhecer várias opções incríveis de revestimentos”, explica ela.

Confira as escolhas dos talentosos arquitetos da capital:

Recanto nas nuvens, de Márcio Corrêa e Cecília Werneburg

Recanto nas Nuvens - Fábio Dias/Divulgação Recanto nas Nuvens

A dupla de arquitetos criou um espaço multifuncional — que une living, home-theater, jantar e adega — com uma grande parede revestida por um mosaico de madeira de reflorestamento, semelhantes aos ladrilhos hidráulicos brasileiros. A qualidade foi um critério importante para os arquitetos: cada azulejo que compõe o mosaico tem imunidade contra o ataque de fungos e cupins, além de ser de fácil manutenção e limpeza. O espaço ainda tem piso com peças cimentíceas.


Loft Cubo de Ouro, do arquiteto Ney Lima

Cubo de Ouro  - Allan Santos/Divulgação Cubo de Ouro


Como o próprio nome indica, o revestimento em destaque é um cubo dourado de efeito reluzente, causado por pastilhas folheadas a ouro. É uma aposta inovadora e artística, que reforça o clima de luxo e modernidade do ambiente, inspirado no público jovem e masculino. O arquiteto também investiu em um revestimento para o piso de tábua corrida ecologicamente correta, feita de bambu, o que torna o material muito resistente.

Lounge BRB - Millenium Capital, de Raul Azevedo e Alvaro França

Lounge BRB - Fábio Dias/Divulgação Lounge BRB


A distância, o lounge empresarial parece ter uma parede de madeira. Na verdade, os arquitetos utilizaram um painel que lembra madeira, mas é feito de MDF coberto de resina PET, fabricada com até 80% de matéria-prima reciclada. Raul Azevedo considera esse tipo de revestimento atemporal e nobre, com um papel semelhante ao do mármore. O arquiteto acrescenta que o painel cumpre uma função de obra de arte e traz uma textura rústica, contrapondo o estilo clean tão comum em ambientes corporativos. O painel ainda tem barreira contra mofos, cupins, umidade e gordura.

Living Gourmet, de Walléria Teixeira

Living Gourmet - Jomar Bragan/Divulgação Living Gourmet


A rusticidade também pode ser obtida com a textura das pedras. O jardim deste espaço conta com a beleza das pedras rústicas e naturais do revestimento oxi canyon. Ele é ideal para revestir paredes, muros e fachadas de áreas internas e externas, é resistente e de baixa manutenção e traz a irregularidade e a beleza das pedras naturais. Para a arquiteta, a tonalidade escura do material contrapõe a suavidade das cores branca e cinza do espaço interno do living, e confere mais personalidade ao ambiente.

Loja Pop Up Store, de Priscila Gabriel

Pop Up Store - Jomar Bragan/Divulgação Pop Up Store


Para a parede e o piso, a arquiteta utilizou o Terraviva Compac, uma textura e cor que lembra grãos de areia. O efeito ocorre devido às granilhas compactadas do revestimento, feitas a base de granito moído. A escolha de Priscila foi porque a inspiração dela é o litoral. Ela buscou expor elementos naturais de forma pura, para combinar com a coleção da designer de joias Nathalia Abi Ackel, que vai ser exposta na loja. Este revestimento também tem um poderoso efeito antiderrapante e alta resistência.

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016