Neon e cores vibrantes transcendem universo da moda e invadem a decoração

O Neon é ideal para quem quer dar um ar vintage e ao mesmo tempo moderno à casa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 10/11/2015 11:19 / atualizado em 10/11/2015 11:29 CorreioWeb /Lugar Certo
Haruo Mikami


Presença constante nas passarelas, o neon é mais um exemplo de que a moda ultrapassa o vestuário para influenciar também na décor. E o quanto efêmera a moda é, tendo em vista que o neon é um resgate dos anos 80.

Em alta de uns dois anos para cá, as cores vibrantes dão um ar mais descontraído e moderno na decoração. Também são responsáveis por criar pontos mais focais que iluminam a aparência do local. E podem ser utilizadas de várias maneiras. Inclusive como letreiro. “O neon, além de uma peça decorativa, é também uma luminária, o que traz inúmeras possibilidades de uso. Por ser uma peça bem marcante, deve ser utilizado pontualmente, tirando partido estético e funcional, ou seja, decorativamente sem deixar de lado o fato de que é um objeto que ilumina o ambiente”, esclarece a arquiteta Flávia Amorim.

Ela, ao lado de sua sócia, Renata Melendez, utilizam a tendência em um loft de 75 m2 inspirado na obra do cineasta inglês Hitchcock e pensado para um casal. O projeto apresenta ambientes integrados e amplos com máximo aproveitamento da luminosidade natural e do espaço. Remete também à estética urbano-industrial ao associar materiais como aço, vidro, tijolo e concreto e, seguindo essa linha conceitual do que é um loft (no sentido original do seu significado. Não o que os brasileiros atribuíram), o neon aparece para dar um toque teatral.

Leia mais notícias em Arquitetura e Decoração

“A linguagem urbano industrial é enfatizada pelos letreiros urbanos. Como ele foi utilizado como uma luminária no quarto, optamos pela lâmpada branca com o neon vermelho que tem uma luz mais suave sem explodir o vermelho, como normalmente é utilizado em outdoors”, explica Renata Melendez.

Justamente por chamar atenção, não é novidade que deve ser usado com cautela para não carregar o ambiente. Uma boa opção é por meio dos acessórios. Almofadas, cortinas, luminárias e até mesmo tapetes funcionam bem, mas há ainda a possibilidade de utilizar o neon em móveis, sobretudo em ambientes comerciais.

Cesar Ovalle


Ideal para quem quer dar um ar vintage e ao mesmo tempo moderno à casa. “A linguagem do neon também remete a uma atmosfera retrô, que gostamos bastante, pois imprime muita personalidade”, finaliza a dupla.

Luz, poesia e arte
- As luminárias assinadas por Alessadra Magalhães Azambuja, que encurtou seu nome para AMA pelo significado da junção de suas iniciais, além de iluminar e enfeitar os ambientes, revela uma mensagem, algo que desperte nas pessoas sentimentos bons. “Comecei a fazer luminárias para meus amigos com palavras personalizadas. Fui descobrindo que as pessoas eram afetadas pelas cores da luz, que também são terapêuticas. Quem me escreve pedindo para fazer luminária com a palavra beer ou com o nome da filha, explico com calma que não sou artesã de neon, mas poeta”.

Arte digital - A Urban Arts, referência no mundo da arte digital e ilustração, também trabalha com neon, mas de forma inusitada. Quadros de ambientes fotografados ou mesmo prédios que utilizam o recurso podem ser outra opção para implementar a décor da sua casa.

Cesar Ovalle

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016