Coletivo urbano brasileiro cria primeiro jardim vertical de calça jeans do mundo

Calças jeans sem uso são usadas para montar um jardim vertical no centro da cidade de São Paulo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 10/12/2015 12:57 / atualizado em 10/12/2015 15:49 Hellen Leite


Os jardins verticais têm conquistado espaço no paisagismo brasileiro. Eles foram criados para amenizar a falta de áreas verdes nos centros urbanos e também para modificar a paisagem de locais com espaços pequenos. No Brasil, uma parceria entre a marca de vestuário Levi’s e a organização sem fins lucrativos, Floresta Urbana, testou uma nova forma de promover as zonas verdes nas cidades. O resultado foi a criação do primeiro jardim vertical autônomo feito com calças jeans no mundo.

Divulgação
A empresa doou as calças que não tinham passado pelo controle de qualidade e a Floresta Urbana desenvolveu o projeto técnico para utilização das calças na armação do jardim vertical. Para a presidente da Floresta Urbana, Thelma Spangenberg, a ideia de um jardim sustentável feito com jeans é chamar atenção para a viabilização de zonas verdes nas cidades. “O objetivo foi unir o que é verde e sustentável ao que é urbano, como a calça jeans, e mostrar que é possível enverdecer os bairros e cidades”, conta.

Leia mais notícias em Arquitetura e Decoração

Para o jardim vertical se manter autônomo, o coletivo pensou em tecnologias simples, mas eficazes, como um sistema de captação de água da chuva e uma bomba movida a energia solar que reaproveita a água da rega anterior. O jardim foi instalado em abril deste ano e, desde então, se mantém sustentável, sem precisar de água e energia externa para manter as quatro espécies de plantas.

Além de transformar o contexto urbano, o jardim vertical atua como filtro de gases poluentes, isolante térmico e acústico, contribui para aumentar a umidade do ar e a biodiversidade e melhora a estética da cidade. A organização tem outros jardins verticais espalhados por São Paulo e planos de deixar mais cidades do Brasil verdes e sustentáveis.

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016