Reformas de apartamentos adaptam imóveis a novo estilo de vida

Transformar quarto de empregada para ter outros usos e eliminar lavabos para ampliar espaço é cada vez mais frequente

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 23/02/2016 12:23 / atualizado em 23/02/2016 13:05 Hellen Leite
Neste projeto, o quarto de empregada foi transformado em escritório - Reprodução/Pinterest Neste projeto, o quarto de empregada foi transformado em escritório
As mudanças no estilo de vida contemporâneo estão levando proprietários de imóveis a transformar áreas menos nobres dos apartamentos e dar novos usos a elas, mais adequados às necessidades atuais. Uma das tendências é transformar ou eliminar os quartos de empregadas, em um cenário em que cada vez menos elas dormem no emprego. Na busca por espaço em imóveis que encolheram de tamanho, também se constata a eliminação de lavabos ou o melhor aproveitamento das antigas varandas.

“O quarto de empregada está caindo em desuso, pois é cada vez mais raro ter uma profissional que durma em casa. Então temos transformado esses quartos, melhorando o aproveitamento do espaço nos apartamentos”, conta o arquiteto Marcio Gifford.

O tipo de uso dado a esse espaço depende das necessidades e do estilo de vida dos moradores, além da disposição do imóvel. “Há situações em que é possível integrar o quarto de empregada a outros cômodos da residência, ou mesmo utilizá-lo como quarto adicional, por exemplo, de visitas. Outra possibilidade é transformá-lo em escritório, closet ou mesmo ampliar a lavanderia”, explica ele.

O uso dos tradicionais lavabos, antes considerados fundamentais, também está em reavaliação. “Há imóveis que contam com quatro banheiros, incluindo lavabos, o que acaba tendo menos utilidade do que utilizar esse espaço como hall ou parte da sala, dependendo do estilo de vida do morador”, explica o arquiteto.

Leia mais em Arquitetura e Decoração

A divisão dos espaços dos apartamentos faz toda a diferença para viabilizar essas transformações. Segundo Gifford, é preciso considerar as necessidades de cada família e avaliar como esses espaços podem ser incorporados ao restante do imóvel, garantindo a utilização mais adequada ao estilo de vida atual. Por exemplo, utilizando espaços alternativos para instalar um home theater. Nesse sentido, fechar as varandas antigas com vidros também ajuda a ampliar o espaço da sala e viabilizar um espaço específico para o home theater.

O estilo de vida contemporâneo, altamente conectado, também está demandando reformas nas instalações elétricas, para acomodar diferentes pontos de internet e TV por assinatura.

“Às vezes, são pequenas reformas ou ajustes, mas que fazem muita diferença para tornar o dia a dia do imóvel mais fácil, útil e agradável, ajudando a solucionar gargalos ou criando novos espaços”, afirma Gifford, que utilizou soluções semelhantes no próprio escritório de arquitetura, cujo espaço da cozinha – de pouca utilidade num imóvel de uso comercial – foi aproveitado parcialmente para criar uma área de recepção, sem eliminar totalmente o uso de cozinha – agora instalada numa pequena área, limitada por uma porta de correr, que aparenta ser um armário. “Seja qual for o objetivo, ideias criativas permitem encontrar soluções até simples e funcionais”, finaliza Gifford.

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016