Barras decorativas podem ser aplicadas em qualquer ambiente

As barras decorativas definem o ambiente com remate horizontal ou vertical e conferem aspecto tanto moderno quanto antigo, dependendo do projeto

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 13/04/2016 10:06 CorreioWeb /Lugar Certo
As barras podem ser de madeira, MDF, poliestireno expandido ou poliestireno comprimido de alta densidade - Alizares/Divulgação As barras podem ser de madeira, MDF, poliestireno expandido ou poliestireno comprimido de alta densidade


A barra decorativa é usada há bastante tempo na decoração e com ótimos produtos desenvolvidos no Brasil. Elas podem ser de vários materiais: madeira, MDF, poliestireno expandido ou poliestireno comprimido de alta densidade, tecnologia aprovada por arquitetos, decoradores e consumidores.

Cirilo do Nascimento, coordenador de vendas da Pincéis Atlas, explica que as barras podem ser aplicadas em qualquer ambiente, interno ou externo. “E usadas em qualquer altura da parede, seja no rodapé, no rodateto (divisa com o teto) e até mesmo no meio da parede. Além disso, nosso produto da linha Alizares é resistente à umidade, não provocando danos quando aplicado em ambientes abertos. Como as barras são feitas de poliestireno reciclado, os benefícios são muitos, como não apodrecer, não mofar, não envergar e pode ser lavado de forma simples, apenas usando pano úmido e detergente.”

Para escolher a barra ideal, é preciso estar atento às medidas do cômodo. “Temos sete modelos, cada um com largura diferente, além do design. Neles, o comprimento é o mesmo: 2,40m. E a largura varia entre 6cm, 9cm e 14cm.”

Leia mais em Arquitetura e Decoração

O legal das barras decorativas é que elas podem ser colocadas em várias posições. Vai depender do projeto e da ousadia do cliente. “As placas podem ser instaladas de acordo com a necessidade do consumidor. Mesmo sendo possível, é preferível escolher entre as posições verticais e horizontais, lembrando que as barras vão compor a decoração da parede e certas formas geométricas não são bem aceitas em determinados ambientes”, alerta Cirilo do Nascimento.

Paredes antes e depois da aplicação das barras no espaço... - Alizares/Divulgação Paredes antes e depois da aplicação das barras no espaço...


...elas conferem charme e mudam o visual do ambiente - Alizares/Divulgação ...elas conferem charme e mudam o visual do ambiente


Há marcas que têm só barras brancas, o que não impede que sejam pintadas, sem causar nenhum dano. Mas é sempre bom verificar essa possibilidade com o fabricante. “As barras são lisas e podem ser pintadas de qualquer cor, tanto tons neutros como vibrantes. Tudo depende do ambiente e da necessidade. A Atlas não disponibiliza o serviço para acrescer texturas ou estampas. Mas como a barra pode ser pintada sem dano, um profissional consegue pintar desenhos ou diversos temas”, explica.

Para Cirilo, para criar o efeito desejado é legal que as barras sejam de cores diferentes da parede. “É preferível que sejam de tonalidades distintas. Não precisam ser de cores completamente diferentes, apenas tons leves em cada um (parede e barra). Além disso, também pode deixar tudo na mesma cor, porque ainda sim vai criar a mudança no visual do ambiente.”

RODATETOS Para Fernanda Berni, designer de ambientes e consultora do Decorador On-line do Shopping Minascasa, a barra decorativa é bem-vinda nos rodapés e rodatetos, onde são mais usadas, já que são bem práticas. Ela indica modelos limpos e lisos. “Usá-la no lugar do rodapé é fácil porque a peça é pronta, é possível escolher a altura e combina com uma infinidade de pisos, da madeira ao porcelanato”, diz.

Fernanda destaca que a barra como rodapé fica superbonita, toda branca com a parede um tom acima, com um pouco de cor. O visual fica elegante, bonito e charmoso. Aliás, Fernanda lembra que o rodapé de gesso está em desuso, mas há cliente que não abre mão. Portanto, a barra decorativa é uma solução com grande benefício.

A designer explica que no rodateto, apesar de menos usada, há projetos que ficam bacanas desde que tenham um design clean, sem detalhe. Fernanda Berni explica que ela também é útil quando o cliente quer fazer um cortineiro. Ela pode contornar a parede e no lugar da janela instalá-la afastada, e assim esconder o trilho da cortina ou a base da persiana. A cor, normalmente, é a mesma da parede.

A dica de Fernanda é: se investir na barra decorativa, o cliente precisa ter o cuidado de aplicá-la num projeto que não perca o ar de contemporaneidade.

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016