Aliada da casa, geladeira deve ser utilizada com consciência; saiba mais!

De fundamental importância na conservação dos alimentos, geladeira deve ser utilizada com consciência, tanto para sua conservação quanto para preservação da natureza

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 23/06/2016 11:55 / atualizado em 23/06/2016 12:17
Eduardo de Almeida


As geladeiras são de grande utilidade para qualquer residência. Portanto, o melhor é utilizá-la com consciência para que sobreviva por muitos anos. E, para isso, alguns cuidados devem ser observados, como limpeza e manutenção. De acordo com o técnico em eletrodomésticos Ernesto dos Santos Madeira, é preciso evitar a secagem de roupas atrás do refrigerador. “A parte de trás jamais poderá ser coberta, ainda mais com secagem de roupas, uma vez que lá não é lugar para isso. A unidade das roupas diminuirá o resfriamento interno e pode causar um desgaste à geladeira, que precisará se esforçar muito mais para refrigerar, inclusive, diminuindo seu tempo de vida”, alerta.

Para a compra de um produto novo, Ernesto aconselha o cliente a observar as marcas mais tradicionais que existem no mercado, evitando as desconhecidas. “Quando o produto chegar em casa, antes de ligá-lo, o melhor é colocá-lo numa posição estável por um prazo de, pelo menos, duas horas, para que o óleo lubrificante do motor volte à sua normalidade e não ofereça riscos de vazamento. É que, ao transportar o refrigerador, esse óleo também balança, podendo cair nos ductos de sucção do gás.”

“Também é preciso tomar cuidado e não deixar a geladeira encostada na parede, uma vez que o motor precisa de espaço para que o ar circule e garante seu desempenho”, diz o técnico, ressaltando que a distância mínima vem descrita no manual do fabricante e, portanto, deve ser respeitada. “O hábito de ficar abrindo e fechando a porta da geladeira também não é desaconselhável. Isso faz com que ela gaste mais energia elétrica, devida à troca de calor entre o ambiente interno e o externo. Assim, quanto mais acionado o compressor para manter a temperatura interna alta e estável, mais há consumo de energia, além do desgaste do produto'.

Leia mais notícias em Arquitetura e Decoração

Maria Tereza Correia
Ernesto também não aconselha colocar objetos em cima do eletrodoméstico, o que poderá danificar o produto. “Muitos insistem em colocar o micro-ondas, o que é um erro. Na realidade, o micro-ondas e o fogão não devem ficar próximos da geladeira, que deve ser instalada em lugar arejado e que não pegue sol. A exposição próxima ao calor pode prejudicar o seu funcionamento. A proteção externa do produto é feita para clima normal, portanto, não está adaptada a temperaturas mais altas.”

TEMPERATURA Outra dica do profissional é não colocar alimentos muito quentes no freezer, pois isso aumenta a temperatura interna, além de prejudicar a conservação de outros alimentos ali guardados. “Para se ter uma ideia, por causa da diferença de temperatura, o refrigerador terá um esforço muito maior para trabalhar e, é claro, que isto poderá desgastá-lo com o tempo.” Ernesto lembra que com o aparecimento dos refrigeradores 'frost free' não há mais aquela necessidade de deligar o eletrodoméstico. “É importante deixá-lo com uma temperatura interna corretamente regulada. Isso evitará que os alimentos estraguem facilmente. Uma dica boa é fazer a medição da temperatura e deixar um termômetro na gaveta de verduras. Alimentos bem armazenados também serão mais bem conservados.”

Para limpar o refrigerador, Ernesto aconselha a utilização de um pano umedecido com uma mistura de uma colher de sopa de água sanitária em 200ml de água. “O pano poderá ser passado nas prateleiras internas. É bom também sempre observar as borrachas de vedação, pois elas garantem que a porta fique bem fechada. Caso não esteja, basta chamar um técnico para trocá-las. Se não estiver bem vedada, a geladeira gastará mais energia elétrica, consequentemente. O ideal é, ao primeiro aparecimento de um problema no refrigerador, consultar algum especialista, observando suas referências, para evitar aborrecimentos.”

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016