Na série Ícones do consumo: o ventilador Spirit, do designer Guto Índio da Costa

Com a ajuda de uma empresa de varejo, a equipe do designer identificou que um bom produto para as máquinas ociosas seria o ventilador

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 03/03/2014 09:32 / atualizado em 03/03/2014 09:48 Juliana Contaifer /Correio Braziliense
Divulgação


O ventilador Spirit, criado em 2001 pelo designer carioca Guto Índio da Costa, é um dos produtos nacionais mais premiados da história, entre troféus nacionais e internacionais. Foi criado sob encomenda para uma empresa que fabricava fitas cassetes.

Percebendo a diminuição drástica das vendas de seu produto principal e preocupados com o futuro do negócio, a empresa solicitou a Guto um produto novo, que pudesse ser confeccionado com as máquinas já existentes na fábrica.

Com a ajuda de uma empresa de varejo, a equipe do designer identificou que um bom produto para as máquinas ociosas seria o ventilador. O sucesso do objeto foi tão grande que a empresa conseguiu se reerguer e ainda hoje se mantém produzindo apenas o Spirit.

Leia mais notícias em Show Room

Divulgação


• O nome
Spirit é uma referência ao avião Spirit of Saint Louis, o primeiro a fazer um voo transatlântico na história, cujas hélices serviram de inspiração para o design minimalista do ventilador.

• A força
As duas hélices do Spirit não interferem em sua potência. O responsável pela quantidade de vento é o motor — e o fabricante afirma que o ventilador é 30% mais eficaz do que os modelos tradicionais.

• Os prêmios
O design do Spirit é um dos mais premiados do Brasil e já ganhou 18 troféus. Destacam-se o Prêmio EcoDesign da Fiesp/Ciesp, o Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira, o Prêmio Moinho Santista, o tricampeonato do IF Design Awards, em Hannover, na Alemanha, e o Top Qualidade Brasil de 2012.

• Os modelos
Os ventiladores Spirit podem ser encontrados em três modelos. O mais simples, Brite 200, sem lâmpada; o 201, com luminária em formato de cone, e o 202, com cúpula redonda. É possível encontrar o produto em 14 cores — existe, inclusive, uma linha infantil com estampas da Turma da Mônica.

• A matéria-prima
O material do qual é feito o ventilador é o policarbonato injetado, que também compõe as janelas de aviões e os escudos da Polícia Militar, o que o torna bastante resistente. O Spirit é totalmente reciclável.

Leia a matéria completa aqui ou assine a Revista do Correio aqui.

Tags: design

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
19 de fevereiro de 2016
15 de janeiro de 2016
04 de janeiro de 2016
17 de dezembro de 2015
27 de agosto de 2015