Madeira encontrada na natureza se torna mobiliário criativo

Designer mineiro Tunico Lages dá vida a móveis exclusivos que enriquecem a decoração de interiores

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 07/05/2014 08:00 / atualizado em 07/05/2014 10:20 Da Redação - Correio Braziliense
Há mais de 30 anos, Tunico encontrou o caminho pelo qual tanto procurou e o talento para trabalhar com madeira se tornou o verdadeiro ofício - Antonio Cunha/CB/D.A Press Há mais de 30 anos, Tunico encontrou o caminho pelo qual tanto procurou e o talento para trabalhar com madeira se tornou o verdadeiro ofício


O mercado de artigos de decoração tem sido cada vez mais valorizado. Com isso, cresce o interesse por peças criativas, que incrementam os ambientes e permitem composições exclusivas. “Nos últimos anos, o mercado de decoração, bem como toda a cadeia de produtos dessa área, sofreu um crescimento no consumo”, aponta Renata Amaral, presidente da Associação Brasileira de Designers de Interiores.

Um exemplo é o sucesso do artista mineiro radicado em Brasília Tunico Lages, que se destaca pelo design das peças. Há mais de 30 anos, Tunico encontrou o caminho pelo qual tanto procurou e o talento para trabalhar com madeira se tornou o verdadeiro ofício. Todos os móveis do artista são produzidos a partir da madeira morta encontrada na natureza. Alguns trabalhos mantêm o formato original do tronco, mas sempre adequados à funcionalidade do objeto que formam.

Leia mais notícias em Show Room

Apesar da arte utilitária ainda não ser tão valorizada no Brasil, a proposta sustentável é promissora. O artesão teve loja por 15 anos, mas atualmente fica apenas com as feiras e pedidos por encomenda. Além disso, tem um showroom montado na própria marcenaria. Conta também com representante em Los Angeles, nos Estados Unidos (EUA), de onde realiza vendas para diferentes países, e foi o responsável pela montagem do gabinete da presidente Dilma Rousseff, no último encontro Rio+20. “Quero resgatar o valor do trabalho manual, da arte contida no ofício e afirmar a cultura brasileira por meio das peças que crio”, finaliza o design.

Sustentabilidade

Pensar em alternativas sustentáveis já não é uma tendência para design, mas obrigação vencida com muita criatividade. O consumidor preocupado com o impacto socioambiental das empresas deve ficar atento às práticas ecologicamente corretas.

Tags: arquitetura

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
19 de fevereiro de 2016
15 de janeiro de 2016
04 de janeiro de 2016
17 de dezembro de 2015
27 de agosto de 2015