Coifa desafia decoração da cozinha; confira seis dicas para acertar na escolha

Prestar atenção no tamanho e na potência da coifa são essenciais para não errar

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 25/03/2015 08:02 CorreioWeb /Lugar Certo
Reprodução

Criadas para absorver os vapores produzidos durante o preparo dos alimentos , as coifas se transformaram em um produto indispensável aos projetos de arquitetura e decoração, especialmente de ambientes pequenos e com pouca ventilação. Elas possuem dupla função: exaustão – quando o ar capturado na cozinha é conduzido para fora da residência – e depuração – o eletrodoméstico filtra o ar quente e carregado de partículas e o devolve ao ambiente por meio de aberturas laterais.

Confira 6 dicas que você precisa levar em conta na hora de adquirir e instalar o produto.

1. Descubra o tamanho do fogão ou cooktop

Independente do espaço da cozinha, o mais importante é saber qual o tamanho do fogão ou do cooktop. Isso irá determinar o tamanho ideal da coifa, que deverá ser instalada logo acima dele.

2. Fique atento ao local da instalação

Verifique se a parede ou teto onde a coifa será instalada suporta o peso do produto e se no local não há conduítes ou encanamentos que podem ser rompidos durante a instalação. Além disso, existe uma distância ideal que deve ser mantida entre coifa e o local de preparo dos alimentos. Para garantir o funcionamento adequado, a distância entre a superfície do fogão ou cooktop e a coifa deve ser de 650 mm. A distância mínima e máxima entre a coifa e o fogão/cooktop também deve ser conferida no manual do produto.

3. Escolha o melhor modelo de acordo com sua necessidade

As coifas podem ser instaladas no centro da cozinha ou coladas na parede. Há dois modelos disponíveis no mercado: para quem possui o fogão ou cooktop no centro da cozinha, a escolha adequada é a coifa de ilha. Já quem tem uma bancada encostada ou um fogão que fica contra a parede deve escolher o modelo de parede.

Reprodução


4. Uma pequena reforma será necessária

Para instalar a coifa no modo exaustão é preciso uma pequena reforma na parede que viabilize o duto para a saída de ar (150 mm de diâmetro). Algumas marcas oferecem o kit exaustão para coifa e realiza a instalação do produto até a laje do teto da cozinha. O projeto da saída da exaustão da laje da cozinha até o ambiente externo deve ser acompanhado e projetado por um engenheiro.

5. Sempre que possível, escolha a maior potência

A potência do modelo escolhido impacta na capacidade de succção do produto. Quanto maior a capacidade de sucção da coifa maior será a quantidade de vapor retirado do ambiente. Portanto, sempre que possível, deve-se optar por coifas que possuem maior capacidade de sucção.

6. Cuidados na hora de instalar o produto

Prefira assistência técnica autorizada para realizar a instalação. Dessa forma, você evita processos inadequados e a perda de garantia. Existem alguns tipos de coifas que a instalação é simples e pode ser perfeitamente realizada pelo próprio consumidor. Nesse caso, alertamos para o atendimento de todas as normas e especificações de instalação informadas no manual do produto.

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
19 de fevereiro de 2016
15 de janeiro de 2016
04 de janeiro de 2016
17 de dezembro de 2015
27 de agosto de 2015