Caixa exige cumprimento de normas técnicas para as construções financiadas

Construções públicas capitalizadas com recursos da União, inclusive criadas por programas habitacionais, contam com linha de financiamento da Caixa Econômica, que exige qualidade

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 31/01/2014 08:00 / atualizado em 31/01/2014 10:25 CorreioWeb /Lugar Certo
Manual de edificações estruturadas em aço elaborado pela Caixa enumera normas de desempenho exigidas nos empreendimentos financiados pelo banco - Breno Fortes/CB/D.A Press Manual de edificações estruturadas em aço elaborado pela Caixa enumera normas de desempenho exigidas nos empreendimentos financiados pelo banco

Criticada pelos compradores de imóveis de programas habitacionais pela qualidade na infraestrutura dos imóveis, a Caixa Econômica Federal aponta os critérios técnicos exigidos pela própria instituição nas obras capitalizados por recursos da União. Segundo o banco, uma linha de crédito financia a construção de equipamentos de infraestrutura baseada em normativas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Entre os tipos de tecnologia exigidos estão os que envolvem projetos de financiamento para a construção de equipamentos de infraestrutura estruturados com sistemas metálicos, quando são aplicados com função de pilar, viga, laje ou cobertura. Segundo a Caixa, a disponibilizar do crédito depende da escolha técnica que cada prefeitura deve fazer, que melhor se aplica ao projeto habitacional e indicá-la em seus editais de licitação.

Para orientar a elaboração dos projetos e evitar patologias comuns nesses sistemas, o banco desenvolveu trabalhos técnicos em parceria com o setor e estabeleceu as exigências a serem cumpridas para o financiamento. O trabalho culminou na produção de dois manuais, o de "Edificações habitacionais estruturadas em aço" e o de "Sistemas construtivos steel frame".

No manual de edificações estruturadas em aço elaborado pela instituição estão enumerados os requisitos de projeto e de desempenho que serão exigidos dos empreendimentos financiados pelo banco. Os parâmetros para garantir que esses requisitos sejam atendidos estão definidos nas normas técnicas brasileiras, listadas e explicadas pela Caixa em seu manual.

Os requisitos de projeto definem os aspectos do aço, ou seja, as especificações e dimensões possíveis, segundo a norma vigente. Determinam, por exemplo, que os perfis sejam estruturais, soldáveis e resistentes à corrosão atmosférica, e que os parafusos sejam estruturais, comuns ou de alta resistência, compatível com a exigência de uso dos aços das estruturas. A Caixa pode exigir a comprovação dessas características por meio de um certificado de qualidade emitido pela siderúrgica.

Em relação ao desempenho, para que a estrutura em aço cumpra adequadamente a função para qual é projetada e construída, ela deve atender a padrões de segurança estrutural, segurança contra incêndio, prover boa ligação do aço com outros materiais e garantir durabilidade.

O banco pede também que a construtora e o fabricante da estrutura assinem um termo de responsabilidades. Em linhas gerais, este documento estabelece a garantia total sobre o desempenho da estrutura pelo prazo de dez anos, a partir da data de entrega, quando houver deficiências em diversas unidades de um mesmo empreendimento.

Com informações da Caixa

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016