Congresso vai debater habitação de interesse social e sustentabilidade

O encontro internacional vai reunir profissionais e acadêmicos da área para debater o tema em Porto Alegre

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 13/02/2014 07:59 / atualizado em 13/02/2014 10:09 Diane Lourenço /Correioweb
O combate ao déficit habitacional propõe a construção dessas moradias para famílias com renda mensal entre 0 a 3 salários mínimos - Bruno Peres/CB/D.A Press O combate ao déficit habitacional propõe a construção dessas moradias para famílias com renda mensal entre 0 a 3 salários mínimos

Arquitetos, urbanistas, profissionais e representantes da área terão dois dias para debater a sustentabilidade e habitação de interesse social. As discussões fazem parte do 3º Congresso Internacional (CHIS 2014), que acontece de 28 a 30 de abril de 2014, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre.

Com a organização da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), o evento técnico-científico pretende abordar questões sobre políticas públicas na área da habitação de interesse social e os eixos norteadores da sustentabilidade, enfatizam os organizadores. De acordo com os especialistas, as políticas públicas na área enfocam em suas diretrizes, de forma prioritária, o combate ao déficit habitacional, além da produção de moradias de interesse social.

A ação de combate ao déficit habitacional propõe a construção dessas moradias para famílias com renda mensal entre 0 a 3 salários mínimos. Para isso é preciso iniciativas governamentais direcionadas a mobilização dos investimentos públicos para o desenvolvimento dos setores da construção civil, com a geração de trabalho e renda. Esses foram os enfoques abordados durante a edição do CHIS 2012.

“A regularização fundiária, regras do uso do solo urbano nos grandes centros urbanos, infraestrutura e política de intervenção em ocupações de área de risco são algumas das medidas que são entendidas como essenciais nesse processo”, defende o professor Márcio Rosa D`Ávila, um dos organizadores do evento.

Para a professora Ana Ce, uma das organizadoras do evento, a abordagem do tema é de relevância para toda a sociedade, devido ao desafio de contribuir para a implementação de uma política de Habitação de Interesse Social Sustentável. “A discussão, reflexão, difusão e trocas de experiências entre representantes da sociedade civil, da área de gestão pública e do meio acadêmico sobre os temas abordados no Congresso oportunizará o trabalho conjunto e a produção científica entre Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais da área”, enfatiza.

O tema do congresso envolve questões relacionadas aos problemas globais e locais. A expectativa dos organizadores é que a partir do evento, haja intercâmbio entre instituições nacionais, internacionais, governamentais, não governamentais e a sociedade em geral, com intuito de promover o desenvolvimento científico/tecnológico do País.

Com informações da PUC-RS


Tags: sustentabilidade

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016