Alternar uso de concreto e asfalto será alternativa para pistas mais resistentes

Tecnologias mistas fazem parte de novos conceitos da construção civil para oferecer infraestrutura de mais qualidade e resistência

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postado em 17/02/2014 08:00 / atualizado em 11/02/2014 11:04 CorreioWeb /Lugar Certo
Uma das tecnologias que permite agregar pavimento rígido ao asfalto é conhecida como whitetopping (WT) - Instituto Pavimentar/Divulgação Uma das tecnologias que permite agregar pavimento rígido ao asfalto é conhecida como whitetopping (WT)

Dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT) apontam que de 96.714 quilômetros avaliados pela organização, 63,8% apresentaram alguma deficiência no pavimento, na sinalização ou na geometria da via. Em 2012, o índice havia sido de 62,7%. Pensando nisso, alguns experimentos já começam a ser testado. Entre eles estão tecnologias mistas, que oferecem maior durabilidade e resistência.

Uma das tecnologias que permite agregar pavimento rígido ao asfalto é conhecida como whitetopping (WT). Trata-se da técnica de reabilitação de pavimentos com revestimento asfáltico (flexíveis, invertidos ou semirrígidos) em que o pavimento de concreto é aplicado diretamente sobre eles, com ou sem camadas de nivelamento, conforme os procedimentos clássicos de projeto e construção dos pavimentos rígidos.

Durante conferência nacional Rodovias do Futuro, debate novos conceitos e aplicações de tecnologias mistas apresentaram alternativa para as rodovias ao sugerir alternar trechos de asfalto com pavimento de concreto ou une os dois materiais no mesmo percurso. A experiência foi relatada no evento, realizado no final de janeiro de 2014, em São Paulo.

O encontro reuniu as áreas de engenharia das empresas que operam as estradas sob regime de concessão, onde foram mostrados exemplos em que o tráfego mais intenso de veículos pesados obrigou a construção de um corredor de pavimento rígido ao lado de um corredor de asfalto. O modelo segue tendência que já é comum nas áreas urbanas, principalmente nas vias onde circulam linhas exclusivas de BRT (Bus Rapid Transit). “Hoje, para as empresas que operam as concessões, a escolha do tipo de pavimentação é uma das questões mais relevantes no planejamento das rodovias”, comentou o presidente do Instituto Pavimentar, Rafael Marçal Martins de Reis.

Atualmente, a engenharia rodoviária possui três tipos de WT. O Tradicional, com espessura mínima de até 10 centímetros que pode ser aplicado em qualquer estado de degradação do pavimento flexível. O Ultradelgado, com espessuras entre 10 centímetros a 5 centímetros, que se presta para reforçar estruturalmente o pavimento existente. Além do Delgado composto, que é uma estrutura que mescla vantajosamente as características dos dois primeiros tipos, permitindo espessuras entre as que resultariam entre a do WT tradicional e a do ultradelgado.

Segundo a coordenadora do centro de pesquisas rodoviárias da Concessionária NovaDutra, Valéria Cristina Faria, a execução do pavimento rígido exige cautela. “As técnicas de manutenção dos pavimentos rígidos são mais difíceis de serem executadas, se levarmos em consideração a demora no tempo de cura do concreto. Hoje existem materiais de pega rápida, porém apresentam um custo elevadíssimo. Há também as restrições operacionais que nos obrigam a executar tais reparos somente no período noturno, com janela de trabalho da meia-noite às 5h. Então, nossos cálculos sempre se baseiam na relação volume de tráfego versus período para execução dos trabalhos de manutenção”, explica.

Tags: decoração

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