Novo PPCub prevê construção de estacionamento subterrâneo na Esplanada

Alterações no texto original do PPCub são aprovadas pelos conselheiros do Conplan e podem permitir a construção de projeto engavetado pelo governo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/03/2014 17:27 / atualizado em 14/03/2014 17:44 Diane Lourenço /Correioweb
O projeto foi anunciado pelo governador em janeiro do ano passado e previa um estacionamento subterrâneo com 10 mil vagas - Divulgação/Ascom GDF - 31/01/2013 O projeto foi anunciado pelo governador em janeiro do ano passado e previa um estacionamento subterrâneo com 10 mil vagas

Os membros do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) aprovaram nesta sexta-feira (14/3), o artigo do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub) que prevê a construção de garagem subterrânea no gramado central da Esplanada dos Ministérios. Essa possibilidade havia sido vetada pelo grupo de técnicos e especialistas, formado pela Câmara Legislativa para revisar o PPCub, mas acabou aprovada na votação de hoje que avaliou os destaques aos artigos do projeto (PLC 078/2013).

O grupo de trabalho continha integrantes do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IHGDF), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Sedhab, do IAB-DF e da UnB. Mas na manhã de ontem, os técnicos deixam a votação por não concordarem com a metodologia de análise do PPCub.

Estacionamento

O projeto foi anunciado pelo governador em janeiro do ano passado e previa um estacionamento subterrâneo com 10 mil vagas na Esplanada dos Ministérios. A construção seria erguida a partir de uma parceria público privada (PPP), em conjunto com a Câmara dos Deputados e o Senado. À época, o governador enalteceu as vantagens do projeto que previa a construção de um prédio subterrâneo com quatro pavimentos, que além de vagas para carro, abrigaria restaurantes e bancos.

Por se tratar de PPP o acesso ao estacionamento seria cobrado, mas o andamento do suntuoso projeto está parado - Divulgação/Ascom GDF - 31/01/2013 Por se tratar de PPP o acesso ao estacionamento seria cobrado, mas o andamento do suntuoso projeto está parado


“Vamos fazer um estacionamento subterrâneo. Vamos ter aproximadamente 10 mil vagas e isso vai atender muito [à cidade] e principalmente à Câmara e ao Senado. Além disso, terá área de alimentação, espaço para alguns serviços que funcionam na Câmara e no Senado”, disse Agnelo após encontro com os então presidentes das duas Casas, senador José Sarney e deputado Marco Maia.

Por se tratar de PPP o acesso ao estacionamento seria cobrado, mas  o andamento do suntuoso projeto está parado. Após o anuncio feito pelo governador junto com os representantes do Legislativo Federal em 2013, o governo não divulgou o edital do projeto que prometia alto investimento econômico. Durante o anúncio do projeto o governador ressaltou que o edital de licitação estaria pronto em três meses e a obra concluída em até três anos.

De acordo com a Secretaria de Comunicação, a proposta estaria passando por uma nova modelagem econômico e financeiro, mas até a publicação da reportagem, ainda não havia adiantado detalhes sobre o andamento do projeto.

Divulgação/Ascom GDF - 31/01/2013

Divulgação/Ascom GDF - 31/01/2013

Tags: milão

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016