PPCub: vagas subterrâneas na Esplanada e na W3 sul são liberadas

Texto que vai seguir para a Câmara Legislativa prevê espaço para carros sob o gramado da Esplanada dos Ministérios, que precisará ser mantido. Além disso, poderão ser criados estacionamentos no subsolo da W3 Sul

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postado em 28/03/2014 08:27 / atualizado em 28/03/2014 10:55 Ariadne Sakkis /Correio Braziliense , Camila Costa /Correio Braziliense
PPCub tenta corrigir a falta de vagas para veículos na W3 Sul e autoriza a implantação de garagens ao longo da avenida, exceto na 502, 507 e 508 - Antonio Cunha/CB/D.A Press PPCub tenta corrigir a falta de vagas para veículos na W3 Sul e autoriza a implantação de garagens ao longo da avenida, exceto na 502, 507 e 508

Se aprovado pelos deputados distritais tal como será encaminhado à Câmara Legislativa, o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico (PPCub) vai permitir a escavação do subterrâneo da Esplanada dos Ministérios para a criação de garagens. O estímulo ao transporte individual não para aí. O subsolo das quadras 500 da W3 Sul também pode ser explorado por estacionamentos rotativos privados.

Pelo texto encaminhado pelo colegiado, a condição para explorar o subsolo do platô ministerial é “manter a integridade do canteiro central gramado” e reduzir as vagas em superfície. A medida havia sido retirada do texto discutido pelo grupo de trabalho, que foi formado no início do ano a pedido da Câmara Legislativa. Mas ressurgiu no material revisto pelo Conplan e acabou ratificado pelas planilhas técnicas. Além do gramado central, o PPCub autoriza garagens nos anexos dos ministérios. Pelas projeções iniciais, elas comportariam 10 mil carros em 340 mil m².

Desde que a ideia surgiu pela primeira vez, como uma proposição do Executivo, as garagens foram alvo de críticas de especialistas em transporte. A visão é que, em vez de incentivar e melhorar as condições de mobilidade urbana e circulação na Esplanada, a medida será um convite ao transporte individual.

Com exceção da 502, 507 e 508 Sul, o PPCub autoriza o uso subterrâneo das demais quadras 500 da Asa Sul para estacionamentos rotativos, destinados à exploração da iniciativa privada. Originalmente, a planilha descrevia a medida como uma possibilidade, dentro do processo de revitalização da avenida que um dia foi referência para o comércio da cidade. A nova redação estabelece que as vagas devem, obrigatoriamente, ser criadas no subsolo.

Novos bairros

Apesar de vários artigos terem sido retificados em função de mudanças nas planilhas, a previsão de dois novos bairros atrás da antiga Rodoferroviária não saiu do texto. O inciso 5 do Artigo 31 continua fazendo menção ao Parque Ferroviário de Brasília e ao Setor Militar Complementar. No entanto, as planilhas não trazem parâmetros. Os bairros ficam fora da poligonal tombada, mas integram a área de entorno, por isso, para existir, têm de ser previstos no PPCub.

Tags: lançamento

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