Normativa sobre estacas pré-fabricadas de concreto entra em vigor

ABNT NBR 16258 deve levar três anos para ser absorvida integralmente pelo mercado, mas fabricantes já estão adequando suas linhas de produção

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 31/03/2014 08:00 CorreioWeb /Lugar Certo
A NBR 16258 entrou em vigor em 17 de fevereiro de 2014, mas adaptação das fabricantes poderá levar até três anos para aplicar norma - Reprodução internet/dicionariogeotecnico.com.br A NBR 16258 entrou em vigor em 17 de fevereiro de 2014, mas adaptação das fabricantes poderá levar até três anos para aplicar norma

Está em vigor a ABNT NBR 16258 (Estacas pré-fabricadas de concreto – Requisitos). A nova norma técnica estabelece novos procedimentos para projeto, fabricação, estocagem e manuseio de estacas pré-fabricadas ou pré-moldadas de concreto, destinadas à utilização como elementos de fundação profunda. A normativa foi elaborada pelo Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados da Associação Brasileira de Normas Técnicas (CB-18/ABNT).

Os fabricantes de estacas que adotam boas práticas deverão sentir pouco os impactos da nova norma. Segundo o coordenador da Comissão de Estudos de Estacas Pré-Fabricadas de Concreto, Cláudio Gonçalves, o texto aborda os aspectos técnicos que envolvem a padronização desde a produção fabril. “Na verdade, ela formaliza as boas práticas do mercado”, diz o engenheiro civil, para quem as empresas que já adotam os parâmetros contidos na ABNT NBR 16258 não deverão enfrentar percalços. Mesmo assim, a expectativa é de que a norma seja totalmente absorvida no prazo de três anos. Saiba o porquê na entrevista a seguir:

A NBR 16258 entrou em vigor em 17 de fevereiro de 2014. Muitas empresas participaram ativamente da elaboração desta norma. Para Gonçalves, é preciso um prazo de adaptação. “No começo, o pessoal vai se adaptar, vai digerir tudo aquilo que muda. As empresas que já fabricam estacas conforme estes parâmetros vão sofrer menos traumas. Aquelas que não tinham padrão nenhum vão sofrer um pouco mais. Acredito que em dois ou três anos vai estar todo mundo adaptado. Na verdade, a norma é bem democrática e abrange 90% do que já é feito por todos. O que ela faz é apenas formalizar todas as práticas. Agora, trata-se de um período de adaptação e vai haver outro período, que é o do mercado consumidor, de quem compra, de quem projeta e de quem indica o produto”, explica.

Antes da NBR 16.258, a fabricação de estacas pré-fabricadas ou pré-moldadas era submetida às seguintes normas: ABNT NBR-6118 (Projeto de estruturas de concreto – Procedimento) e a ABNT NBR-9062 (Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado) além da ABNT NBR-6122 (Projeto e execução de fundações).

Tags: casa

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016