Ferramenta permite calcular custo de projetos e execução de obras

O Software da Tabela de Honorários de Serviços em Arquitetura e Urbanismo pode ser usado por profissionais e clientes; a ferramenta está disponível para computadores, tablets e smartphones

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 06/06/2014 08:00 / atualizado em 06/06/2014 09:18 CorreioWeb /Lugar Certo
Para obter valores mais precisos no levantamento de custos de obra, foi lançado o Software da Tabela de Honorários de Serviços em Arquitetura e Urbanismo, que permite calcular de forma rápida e eficaz os gastos de projetos arquitetônicos e paisagísticos. O objetivo da tabela é organizar dados e esclarecer as atividades envolvidas na elaboração e execução de um projeto. “A tabela é nacional e torna mais claro o trabalho dos arquitetos e urbanistas, bem como a remuneração para cada tipo de serviço”, explica o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro.

A Tabela de Honorários é dividida em três módulos, que apresentam 211 atividades distintas - referentes às atribuições dos profissionais. A ferramenta pode ser usada por profissionais de todo o país, já que orienta os contratos recomendados pelo Código de Ética e Disciplina. Assim, é possível evitar práticas abusivas de preços. Além disso, a ferramenta também deve fixar e detalhar os serviços cobertos e descobertos pela remuneração estabelecida e nortear decisões em eventuais disputas judiciais.

A tabela não sobrepõe a negociação entre arquiteto e cliente, uma vez que o orçamento é ponderado levando em consideração outros fatores. Porém, o Código de Ética e Disciplina do CAU/BR recomenda que o arquiteto apresente suas propostas de custos de serviços de acordo com a ferramenta.

“O Brasil já conta com um sistema que serve de referência para as contratações de obras da indústria da construção civil, o Sistema Nacional de Preços, Custos e Índices (Sinapi), da Caixa Econômica Federal. A Tabela de Honorários completa o círculo, incluindo projetos e serviços”, afirma o arquiteto Odilo Almeida Filho, que coordenou a criação do sistema. Para utilizar o software, um guia orienta a inserção de dados e uso da ferramenta.

Tags: alta

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016