Além de temperar, sal tira manchas, higieniza e conserva; confira dicas

O sal também contribui para a vida útil das vassouras de fibras naturais, por exemplo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 04/09/2014 07:00 / atualizado em 01/09/2014 12:10
Pinterest/Divulgação

Quem busca uma vida mais saudável tem o sal cada dia menos presente na alimentação. Porém, não é apenas neste quesito que o sal pode fazer parte do nosso dia a dia. Ele também pode ser aliado da dona de casa na hora de fazer a limpeza.

Na cozinha

Para limpar gordura das panelas de ferro, espalhe um pouco de sal na panela e deixe descansar por umtempo. Depois disso, retire o excesso de sal com um papel toalha e a lavagem da panela ficará bem mais fácil.

Para remover as manchas escuras que o café e o chá deixam nas xícaras de louça, você também pode usar essa mesma técnica com o sal.

Para eliminar manchas de vinho tinto de tecidos, primeiro retire o máximo de líquido possível da área onde foi derramada a bebida. Jogue sal na mancha e deixe descansar por quinze minutos. Depois desse tempo, o sal ficará rosa, pois deverá absorver o resto de vinho que ficou no tecido. O próximo passo é limpar a mancha com uma solução de uma xícara de água e outra de vinagre.

O sal também pode ser utilizado para diminuir o cheiro ruim de garrafas térmicas e garrafas "squeeze". Deixe uma colher de sal dentro da garrafa e aguarde alguns minutos. Em seguida, enxágue a garrafa e lave normalmente com sabão de sua preferência.

O fogão também pode ser higienizado com sal. Basta misturar com um pouco de canela e salpicar sobre os espirros de óleo e comida em geral, enquanto ainda estiver quente. Quando esfriar, passe uma flanela e a sujeira sairá junto com o sal e a canela.

Esponjas podem armazenar muitas bactérias. Para recuperá-las, basta retirar toda a água e detergente ou outras substâncias e mergulhá-la em uma solução de água gelada e bastante sal por cerca de duas horas.

O sal também contribui para a vida útil das vassouras de fibras naturais: antes do primeiro uso, mergulhe-as em um recipiente com água quente e sal.

Frutas cortadas têm tendência de ficar amarronzadas. Para evitar, mergulhe-as em uma água levemente salgada.

No banheiro

Para limpar a pia, o vaso sanitário ou a banheira, você pode fazer uma mistura de água raz e sal. Aplique a pasta nas fixações esmaltadas e deixe descansar por quinze minutos para tirar o amarelo encardido. Depois disso, passe uma esponja úmida para limpar.

Para limpar o piso, adicione meia xícara de sal em um balde com água morna. Aplique a mistura com um esfregão e depois enxágue o chão.

Sala e quartos

Para limpar tapetes e carpetes com manchas de gordura ou vinho, retire o máximo possível do líquidopresente na mancha e a cubra com sal. Deixe descansar e depois remova o sal e limpe conforme as instruções do fabricante do tapete.

Tem chaminé em casa? O sal também pode te ajudar a limpa-lá. Quando estiver usando, jogue um pouco de sal no fogo, isso deixará a fuligem mais solta, melhorando o fluxo de ar.

Para dar brilho em peças decorativas feitas de bronze, prata, cobre, estanho, faça uma mistura com partes iguais de sal, farinha de trigo e vinagre. Aplique e deixe descansar. Remova o sal com uma escova macia e passe um pano seco em seguida para dar brilho à peça.

Pitadas de sal nos tecidos ajudam a retirar o mau cheiro, servem como desodorizadores. Para tirar o mau cheiro de sapatos, coloque duas colheres de sal em cada par. Esfregue bem e depois deixe no sol por meia hora para eliminar o chulé.

Agora que você conhece outros usos do sal, pode começar a diminuir seu consumo nas refeições e aumentar o uso do sal na limpeza da casa. Assim você evita a ingestão excessiva de sal e o uso de produtos químicos na hora da faxina. (Fonte: Dicas de Mulher e Sobrevivencialismo)

Tags: decoração

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016