Espaços de lazer bem posicionados são fundamentais para incentivar a prática de esportes

Pesquisas apontam que as pessoas se movimentam menos e o setor imobiliário já trabalha para estimular atividades físicas e convívio entre moradores de condomínios

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/10/2014 08:01 / atualizado em 30/09/2014 17:10 CorreioWeb /Lugar Certo
Reprodução/Internet
 
 
A oferta de espaços para a prática de exercícios físicos nas grandes cidades tem sido um problema cada vez maior. Com ruas cheias de carros, poluição e falta de segurança, as pessoas não se sentem estimuladas a praticar exercícios ao ar livre. Os parques se tornam grandes refúgios, porém não são todos que podem desfrutar do prazer de ter um ao lado de casa.

De acordo com a pesquisa Desenhado para o Movimento, feita em conjunto por diversas organizações do setor público, privado e civil, a realização de atividades físicas dos brasileiros caiu 6% nos últimos cinco anos. A expectativa é que até 2030, essa queda chegue a 34%, e o grande impacto será a diminuição de 5 anos na expectativa de vida da geração que ainda está crescendo.

O setor público parece entender a situação, e tenta fazer alguns ajustes no caos urbano, com o objetivo de construir mais ciclovias nas cidades, por exemplo. O setor privado, por sua vez, busca soluções mais eficazes, oferecendo alternativas aos seus clientes dentro de suas próprias moradias. É o caso da multiplicação de espaços para práticas de esportes dentro de prédios e condomínios residenciais. A inserção de quadras poliesportivas, piscinas e academias compactas já é característica comuns aos condomínios de todo o Brasil, porém não garante a utilização dos equipamentos.

Nos condomínios horizontais, as opções são mais atrativas, pois além das áreas de lazer, há também a opção de contato com a natureza, já que as áreas verdes são bastante extensas. Fernanda Toledo, gerente de uma empresa de urbanismo, explica que o diferencial está na maneira como estes espaços são planejados. “Para estimular o convívio entre os moradores dos nossos empreendimentos, posicionamos nossas áreas de lazer e esportes no centro dos condomínios. Dessa maneira, quando uma pessoa vê seu vizinho fazendo exercícios ao ar livre, pode se sentir estimulado a fazer também”, conta.

O engenheiro Sanelva de Vasconcelos fala que, cada vez mais, as opções de lazer disponíveis no condomínio são decisivas para a escolha. “O papel da área de entretenimento é fundamental e preponderante quando se trata de qualidade de vida. O fato de eu ser um profissional da área me deixa mais exigente em relação a isso”, finaliza.

Reprodução/Internet


Tags: decoração

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016