Multicentro é alternativa para qualificar mobilidade urbana

Medias adotadas na Europa serviram como modelo para otimizar a mobilidade urbana no Brasil

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 19/11/2014 11:28 / atualizado em 19/11/2014 12:09 CorreioWeb /Lugar Certo
Divulgação


Estratégias de desenvolvimento multicentro - onde as cidades não têm uma única zona central - foram apresentadas ao público no segundo dia do Seminário Nacional pelo especialista em Políticas Públicas Geraldo Freire Garcia, da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (Semob) do Ministério das Cidades. "Facilita o planejamento e o transporte público pois a cidade se desloca em vários sentidos o dia todo", explica, lembrando que o sistema é muito utilizado no Japão.

Ele refere-se, principalmente, à região metropolitana de Tóquio, cidade onde esteve em 2013. Embora o número de habitantes seja de 37 milhões de pessoas, é uma cidade limpa, organizada, moderna e com pouco trânsito. Garcia destaca que Tóquio tem um trânsito menor do que o de qualquer cidade brasileira com mais de 1 milhão de habitantes.

Leia mais notícias em Últimas

Além de discorrer sobre a Política Nacional de Mobilidade Urbana, "uma legislação moderna e que traz boas práticas", ele trouxe outros bons exemplos de mobilidade urbana na Europa, mencionando cidades como Amsterdã, Bruxelas e Berlim. No Brasil, cita como case de sucesso o transporte de Criciúma (SC).

Na lista de bons exemplos, também está o Porto Maravilha (RJ), projeto em execução que consiste na revitalização da região portuária que sofreu grande degradação nas últimas décadas. A obra deverá ficar pronta para as Olimpíadas de 2016. A palestra integra o módulo 4 do Seminário Nacional: O Planejamento como Instrumento de Desenvolvimento Urbano Sustentável, que segue até amanhã (quarta-feira, 19 de novembro), em Cuiabá (MT).

A programação antecede o 38º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), que começa oficialmente no dia 20.

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016