Ações sustentáveis são adotadas desde a concepção do empreendimento

Diante da ameaça da crise hírica as construtoras têm procurado opções para reduzir o consumo desde a concepção da obra

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 12/02/2015 08:12 / atualizado em 11/02/2015 16:08 Celia Perrone
 Kleber Sales/CB/D.A Press


Devido à falta de água e energia as construtoras estão procurando cada vez mais opções para reduzir o consumo desses dois itens. Com isso, aumentou a procura por consultorias especializadas em sustentabilidade, como a proActive Consultoria, assessora AQUA_HQE (certificado de alta qualidade ambiental emitido pela Fundação Vanzolini).

Um dos exemplos do trabalho da consultoria proActive pode ser visto no empreendimento Scenarium Braz Leme, da Construtora Tarjab, que já recebeu a certificação AQUA, por ter adotado medidas para reduzir o consumo de água e energia desde a fase de concepção.

Leia mais notícias em Últimas

Dentre as soluções passivas, que podem ser empregadas sem custo adicional, estão a orientação das fachadas de modo a obter iluminação natural; cobertura destacada do forro, para melhora da ventilação natural; e sombreamento das faces ensolaradas com utilização de vegetação para reduzir o calor no interior do imóvel. Se forem adotadas já na fase do projeto arquitetônico a habitação sustentável pode ter um custo similar à convencional. Já as soluções ativas podem incluir adoção de vasos sanitários com descarga de três e seis litros, torneiras e chuveiros economizadores, sistemas de aproveitamento de água da chuva e reuso de água, lâmpadas de alta eficiência energética,

O Scenarium Braz Leme, da construtora Tarjab, com assessoria da proActive Consultoria recebeu o certificado da Fundação Vanzolini por suas ações sustentáveis, entre as quais destacam-se:

Redução do consumo de água potável através de:

Sistema de aproveitamento de águas pluviais: A água da chuva será captada para posteriormente ser utilizada para fins não potáveis na irrigação de jardins e limpeza.

Irrigação automatizada: Os jardins e gramados serão irrigados em dias e horários pré-programados, com a duração de tempo determinado para atender às necessidades específicas de cada área e do tipo de vegetação, resultando numa sensível redução do consumo.

Sistemas economizado­res: Adoção de bacia de duplo fluxo, torneiras de fechamento automático mecânico nas áreas comuns, chave restritora em torneiras externas, restritores de vazão - evitando os desperdícios pelo controle do fluxo - e o emprego de torneiras com arejadores que proporcionam a redução do consumo, sem diminuir o conforto do usuário pela mistura água/ar;

Medidas que favorecem o escoamento natural da água:


Taxa de permeabilidade de projeto superior à exigida pela legislação: A área permeável a exigida para o local é de 15%, enquanto que para o projeto foi adotada taxa de 20%.

Sensores de movimento para a economia de energia elétrica: Sensores de presença comandam a iluminação dos halls e das escadas, evitando o uso desnecessário da iluminação artificial.

Utilização de lâmpadas eficientes: Utilização de lâmpadas de alta eficiência com eliminação total das lâmpadas incandescentes, resultando na economia de energia elétrica. Será utilizada a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) do Procel para a especificação das lâmpadas mais eficientes.

Equipamentos mais eficientes: Utilização de equipamentos existentes no mercado com melhor nível de desempenho, sendo mais eficientes energeticamente que os comuns.

A certificação AQUA emitida pela Fundação Vanzolini se baseia em 14 critérios de sustentabilidade divididos em quatro fases: eco-construção, eco-gestão, conforto e saúde. Isso abrange a concepção, projeto, construção e fase de uso dos empreendimentos, sejam eles residenciais, comerciais, complexos esportivos e arenas, ou destinados à habitação popular. Com isso, geram baixo impacto no meio ambiente durante a fase de construção, consomem menos recursos naturais e geram menos resíduos.

O processo AQUA conta com uma metodologia de projeto já consagrada mundialmente e traz o controle total do projeto, a fim de garantir os objetivos da Alta Qualidade Ambiental do empreendimento. Além disso, prevê a criação da estratégia ambiental global do empreendimento, entre elas, a proteção do ambiente (preservar os recursos, reduzir a poluição e os resíduos); gestão dos recursos naturais durante a operação (água e energia); gestão patrimonial (durabilidade, adaptabilidade, conservação, manutenção, custos de uso e operação); conforto (dos usuários, da vizinhança, do pessoal, de obra); saúde (dos usuários, da vizinhança, do pessoal de obra).

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016