Distrito Federal tem apenas quatro empreendimentos com certificado "verde"

No Brasil existem 223 empreendimento com certificação ambiental LEED. Enquanto alguns estados não possuem nenhum , São Paulo conta com mais da metade do total do país

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 27/02/2015 08:17 / atualizado em 26/02/2015 18:59 CorreioWeb /Lugar Certo
O Distrito Federal é o sexto no ranking brasileiro de empreendimentos verdes, de acordo com dados de fevereiro de 2015 da GBC Brasil (Green Building Council Brasil). Mesmo no top 10 do levantamento, a notícia e os números não são animadores. A pesquisa mostrou que em todo o Distrito Federal, apenas quatro projetos têm o selo LEED que indica a excelência na construção civil sustentável, o que corresponde a 1,8% do total no Brasil.

O estado com maior número de projetos registrados é São Paulo, com 144, seguido do Rio de Janeiro, com 31, e o Paraná, com 13. Na outra ponta, com nenhum empreendimento em processo de certificação, estão Acre, Rondônia e Tocantins. “A posição de destaque de São Paulo no cenário econômico brasileiro ajuda a compreender o alto número de empreendimentos certificados ou em processo de certificação. Grandes investidores e construtoras estão adotando atitudes mais sustentáveis e preocupadas com o meio-ambiente, e isto implica em melhor planejamento das construções e na busca de entidades de terceira parte que ratifiquem esta mudança de postura”, explica a arquiteta Vanessa Rocha Siqueira, especialista em arquitetura e urbanismo sustentável.

Leia mais notícias em Últimas

Na análise da arquiteta, nos estados em que a demanda ainda é pequena predomina a falta conscientização das vantagens dos projetos sustentáveis desde o início do planejamento. “Empreendimentos em que os proprietários decidem pela certificação já no começo do projeto não apresentam diferenças significativas em relação a aumento nos custos e, muitas vezes, conseguimos até mesmo apresentar soluções mais econômicas do que as tradicionais para nossos clientes”, avalia Vanessa.

O estádio Castelão, em São Paulo, é um dos empreendimentos brasileiros com a certificação LEED de sustentabilidade  - Divulgação O estádio Castelão, em São Paulo, é um dos empreendimentos brasileiros com a certificação LEED de sustentabilidade


Mão de obra escassa

Por outro lado, a falta de edificações verdes no país também pode ser justificada pela falta de mão de obra qualificada no setor. Os poucos profissionais especializados nesta área estão concentrados em São Paulo. Segundo o censo do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) de 2012, existem mais de 95 mil arquitetos no Brasil, entretanto menos de 0,001% deste universo é apta a desenvolver projetos desta complexidade.

Atualmente, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking das nações com maior número de construções com certificação LEED, atrás de Estados Unidos e China.

A Certificação LEED é um instrumento legal concedido pelo organismo norte-americano USGBC™ - United States Green Building Council aos empreendimentos que atendam aos requisitos mínimos e relacionados à sustentabilidade ambiental, incluindo-se entre esses, a racionalização do uso da água e da energia, a qualidade ambiental interna, o funcionamento do empreendimento imobiliário.


Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016