Veja dicas para manter a cozinha sempre limpa e desinfetada

Listamos algumas orientações básicas para não se perder ao cuidar da casa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 02/07/2015 09:00 / atualizado em 01/07/2015 17:42 Redação Lugar Certo PR /Folha de Londrina

Reprodução/Internet


Quando paramos para pensar qual é o cômodo da nossa casa que tem mais germes e bactérias, logo pensamos no banheiro, não é? Porém, estudos e pesquisas apontaram que a cozinha, por causa da manipulação de alimentos, possui utensílios de grande contaminação, como tábuas, cortadores, espátulas, liquidificadores e até a própria esponja de lavar louça.

A esponja é uma casa de fungos e bactérias, já que mistura os restos de gordura e comida com a umidade comum dela. Por isso, se você tem a costume de fazê-la durar o máximo possível, saiba que essa prática só faz o cultivo de bactérias ser ainda maior. "O tempo de duração de uma esponja de lavar louça é uma semana", diz Paula Roberta da Silva, consultora especializada em limpeza e dicas para facilitar o dia a dia da dona de casa.


Leia mais notícias em Últimas

Quando a utilizamos por bastante tempo, as bactérias se proliferam de maneira muito rápida no ambiente, gerando vários riscos à saúde. "Inclusive, um estudo realizado por cientistas detectou que é possível encontrar nas esponjas coliformes que podem causar salmonela e intoxicação alimentar", diz Paula. Mas há como prolongar, mesmo que por pouco tempo, sua utilização. "Lavar a esponja com água e sabão e enxaguar ou ferver um litro de água e colocá-la por 10 minutos, retirando-a com o pegador e esperando que ela esfrie pode ajudar nessa missão", diz a especialista. Os panos de secar louça também são alvos de bactérias e devem ser higienizados com água quente e periodicamente trocados.

Pia

Uma boa dica para a limpeza da pia é usar água quente e, para cada litro de água, colocar duas colheres de água sanitária para retirar as bactérias. É importante lembrar sempre de secá-la após seu uso. "Também indico colocar um pouco de água sanitária no ralo para auxiliar na desobstrução e limpeza do cano", diz Paula. Tábuas, rodos, escorredor de louça e lixo de pia (que deve ser evitado) devem ser limpos e secos completamente para evitar doenças de origem alimentar.

Armários

No caso dos armários não há muito segredo. Quando é de madeira, deve-se passar um pano levemente úmido com um pouco de sabão neutro e esperar secar completamente. Se o armário for de inox ou de alumínio, é recomendado limpar semanalmente com pano úmido e sabão de coco.

Geladeira

Para que a limpeza da geladeira seja completa e eficiente, primeiramente, deve-se retirar tudo o que há nela. "As prateleiras e todas as peças removíveis devem ser retiradas e lavadas à parte", diz a especialista. O que permanecer no interior pode ser limpo com um litro de água misturado com uma colher de água sanitária, ou dois litros de água misturados a duas colheres de bicarbonato de sódio. Outra solução é fazer essa limpeza com 250 ml de vinagre de maçã misturado com um litro de água.

Fogão

Uma maneira simples de limpar o fogão é deixá-lo esfriar completamente e retirar os queimadores e peças removíveis para lavar. "Recomendamos deixá-las de molho por alguns minutos com uma solução simples de bicarbonato de sódio, meia xícara de vinagre branco e água quente", diz Paula. Em seguida, é indicado utilizar uma esponja macia com água e detergente para limpeza no fogão. "Se houver alguma mancha mais difícil de sair, use água morna até sua total remoção", diz Paula.

Piso

O piso da cozinha produz muitas manchas e acúmulo de gordura e por isso deve ser limpo regularmente. Os de mármore são porosos, então, pode-se utilizar uma pequena quantidade de detergente de coco com cinco litros de água. "Com um pano limpo de algodão, o indicado é esfregar o chão, enxaguar com um pano umedecido e secar completamente", diz Paula. Já o de pedra pode ser limpo com produtos específicos ou com água e detergente neutro. Os pisos de cerâmica ou porcelanato podem ser facilmente limpos com produtos específicos ou com uma mistura de detergente e água com um pano ou escova que não danifique sua aparência. Azulejos da parede Para limpar os azulejos, o ideal é utilizar uma escova e uma mistura de quatro litros de água morna com meia xícara de vinagre branco.

Potes de plástico

Para retirar as manchas dos potes de plástico, basta deixar a vasilha de molho em uma solução de água quente com um pouco de vinagre e bicarbonato de sódio. Depois, é só lavar com água e detergente neutro e enxaguar bem.

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016