Fachadas atraentes valorizam o preço do imóvel em até 20%

Especialista dá dicas de como realizar a restauração das fachadas de prédios e edifícios

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 24/07/2015 15:03 / atualizado em 24/07/2015 16:27 CorreioWeb /Lugar Certo
Reprodução


No mercado imobiliário a aparência do empreendimento é um dos fatores importantes quando o assunto é valorização. O estado de conservação da fachada, por exemplo, pode ser o bastante para criar uma diferença de preço entre dois edifícios semelhantes.

De acordo com Robert Selke, diretor de uma empresa especializada na recuperação de fachadas que atua há 25 anos no mercado nacional de construção civil, fachadas atraentes podem gerar um aumento de 15% a 20% no preço do imóvel. "Existem muitas formas de valorizar um imóvel. A maioria das soluções é simples e, com um pouco de planejamento, podem ser adicionadas ao calendário dos condomínios sem causar transtornos aos usuários", salienta Selke.

Abaixo, confira quatro dicas listadas pelo especialista sobre como realizar projetos de restauração da fachada de prédios e edifícios com eficiência e assertividade:

Conte com especialistas
O primeiro passo para iniciar uma restauração de fachada, é obter aprovação da prefeitura da cidade onde o edifício está localizado. Busque por empresas especializadas nos serviços de limpeza e restauração, que podem significar desde alterações radicais, como a substituição de vidros e esquadrias, até as mais simples, como mudanças no tipo de revestimento adotado. As soluções empregadas podem contribuir tanto para o aspecto estético das fachadas como para o conforto e a segurança no edifício.

Leia mais notícias em Últimas

Atenção às restaurações simples
Há algumas soluções mais simples voltadas à recuperação de fechadas que podem ser consideradas quando o objetivo é conferir uma "cara nova" aos edifícios. Entre esses procedimentos estão: refação de rebocos, resolução de problemas de infiltração nas paredes externas ou mesmo substituição de revestimentos. É muito comum encontrar prédios, geralmente construídos na década de 50, que ainda são revestidos com pastilhas, por exemplo. Esse tipo de material pode trazer problemas até mesmo para a segurança dos passantes, pois, se não houver a devida manutenção, as pastilhas começam a se soltar da parede. Com uma simples reforma, este revestimento pode retornar à sua condição inicial, garantindo uma melhora no visual do prédio.

Modernidade com sustentabilidade
Outras soluções de reforma valorizam a estética do edifício, como a substituição de gradis antigos das varandas por alumínio e vidro, ou das grades de entrada por vidros de segurança. A substituição de esquadrias e vidros pode ainda tornar os espaços internos mais confortáveis, ao utilizar materiais de alta performance, com melhor desempenho térmico e acústico. Além disso, esta opção proporciona economia de energia para o edifício, contribuindo também para a sustentabilidade do empreendimento.

Invista nas áreas comuns
Benfeitorias nas áreas comuns são importantes para evitar que o valor de mercado do empreendimento caia, devido à aparência maltratada. Fachadas bem conservadas são mais atraentes e aumentam a vida útil do edifício. O ideal é que seja realizada a manutenção constante, garantindo a durabilidade dos materiais.

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016