Cidade brasileira é nova cidade-membro da rede global de 100 cidades resilientes

Salvador é a terceira cidade brasileira a entrar para a 100RC desde sua criação em 2013

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 27/05/2016 17:02 / atualizado em 31/05/2016 12:49 CorreioWeb /Lugar Certo
 Juca Martins/Pulsar. Brasil


A capital baiana será a única cidade brasileira entre as 37 novas cidades-membros a ingressar na rede global 100 Cidades Resilientes (100RC) – um projeto da Fundação Rockefeller. Junto com Porto Alegre e Rio de Janeiro, que foram escolhidas nas rodadas anteriores, Salvador será o terceiro membro brasileiro da 100RC.

Em eventos realizados em Nairóbi, no Quênia, e em Washington, DC, a Presidente da Fundação Rockefeller, Dra. Judith Rodin, e o Presidente da 100RC, Michael Berkowitz, acompanhados de um grupo de prefeitos de várias cidades do mundo, anunciaram as novas cidades que farão parte dessa iniciativa global de US$164 milhões. Além de Salvador, o grupo inclui 36 cidades de cinco continentes, como Buenos Aires, na Argentina; Jacarta, na Indonésia; e Nairóbi, no Quênia. O anúncio faz parte do compromisso da Fundação de criar uma rede de 100 cidades do mundo todo. Desde a sua criação em 2013, a 100RC já organizou três rodadas que receberam mais de 1.000 inscrições - incluindo as 325 da última rodada na qual Salvador foi selecionada.

Leia mais notícias em Últimas

“Salvador foi escolhida entre mais de 1.000 candidatas para fazer parte da 100RC. Os jurados buscaram prefeitos inovadores, um elemento catalisador de mudanças recentes, um histórico de parcerias e a habilidade de trabalhar com uma grande variedade de stakeholders”, afirmou Michael Berkowitz, Presidente da 100RC. “Salvador preencheu todos esses requisitos e ainda mais. Essa escolha também representa o compromisso da nossa organização com os cidadãos do Brasil, que têm mostrado muita determinação para enfrentar os desafios atuais”.

"Salvador é uma cidade rica em patrimônio e tradições, mas seguimos confiantes e focados na nossa modernidade também. Em Salvador, estamos criando uma cidade para que os nossos cidadãos possam aceder às efetivas oportunidades de um Brasil do século XXI", concluiu o prefeito ACM Neto.

A 100RC selecionou as cidades com base no compromisso de cada uma delas de criar resiliência em face aos desafios múltiplos e complexos do século XXI, alinhado à liderança forte de seus prefeitos e ao engajamento com essas iniciativas. O programa 100RC permite às cidades projetar, implantar e gerenciar soluções proativas para os desafios criados pela urbanização, globalização e mudanças climáticas (incluindo choques de curto-prazo, como desastres naturais; e estresses de longo-prazo, como o aumento no nível do mar e vulnerabilidades na segurança cibernética).

O valor da verba disponibilizada pela 100RC para cada cidade, principalmente por meio dos seus parceiros de plataforma, deverá exceder US$1 milhão. Salvador receberá verbas para quatro áreas de apoio principais:

Orientação financeira e logística para a criação de um cargo novo na administração da cidade: o Diretor de Resiliência (CRO), que liderará as iniciativas de resiliência da cidade;

- Apoio técnico para o desenvolvimento de uma Estratégia de Resiliência robusta;
- Acesso a soluções, provedores de serviços e parceiros dos setores privado, público e acadêmico e ONGs para assistência no desenvolvimento e implantação das suas estratégias de resiliência; e
- Afiliação a uma rede global de cidades-membro que poderão ajudar-se mutuamente.

“A Rede das 100 Cidades Resilientes está mostrando para a comunidade global uma nova maneira de lidar com desafios complexos e compartilhados: a construção de resiliência urbana”, afirmou a Dra. Judith Rodin, Presidente da Fundação Rockefeller. “Além de preparar as cidades para desastres e ameaças de longo-prazo, a incorporação do planejamento e dos princípios de resiliência também ajudará a melhorar o padrão de vida de todos os membros da comunidade urbana. A diversidade geográfica, política e cultural da Rede 100RC, que agora está completa, é sinal de que o planejamento de resiliência é essencial para lidar com os desafios mais difíceis deste século”.

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016