Aliada mais do que bem-vinda

Para reduzir tempo e custos, construtoras adotam o uso de drones para elaborar projetos

Tecnologia usada para monitoramento de terrenos possibilita informações precisas da topografia da região, além de permitir acompanhar a evolução da obra

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 23/06/2019 14:15 / atualizado em 24/06/2019 16:15 José Alberto Rodrigues* /Estado de Minas
ABB/Divulgação - 29/5/19

Avaliar as condições topográficas de um terreno pode durar um grande período de tempo e nem sempre ter o melhor custo/benefício. Diante das revoluções tecnológicas, o mercado da construção civil passou a contar com aparatos e sistemas que contribuem para mapeamento e levantamento de dados de relevo com informações mais precisas e modelos informativos mais seguros.

De acordo com Rafael Pires e Albuquerque, diretor de desenvolvimento imobiliário da MRV, o uso de tecnologias para a realização de mapeamento de terrenos foi concebido para automatizar toda a cadeia produtiva relacionada à aquisição de novos terrenos para construção de futuros empreendimentos, a fim de tornar a prática mais exata e com redução de tempo de obra. “Com o sistema integrado e interligado, a análise das informações ficou mais ágil e eficaz, o que torna mais eficiente a tomada de decisões e possibilita outros insights em relação ao negócio”, explica.

Reinaldo Ferreira Sima, diretor de tecnologia da informação da MRV, conta que a construtora desenvolveu, para esse levantamento de dados, o MRV Terrenos. Trata-se de um sistema mobile, com navegação orientada por mapas, em que é possível cadastrar os terrenos em prospecção com todas as informações importantes para rotinas e padrões da obra. “Com o sistema, é possível acompanhar, em tempo real, todos os terrenos que estão sendo prospectados/adquiridos em cada um de seus estados”, destaca. Além disso, podem-se avaliar os estoques disponíveis por microrregiões e implementar políticas que promovam o equilíbrio do abastecimento de terrenos.

Para isso, o sistema usa a ferramenta Big Data. Repositório de dados, com capacidade suficiente para armazenar informações transacionais e históricos, internas e externas, estruturadas e não estruturadas dos terrenos. “Ferramentas de análise preditiva permitem avaliar e selecionar os terrenos com maior aderência ao nosso negócio. Também utilizamos essa base para acompanhar a evolução das viabilidades e assegurar que as premissas iniciais estão sendo atendidas”, avalia.

Outro grande aliado nesse processo de mapeamento e levantamento de dados de terrenos são os drones. O uso dessas pequenas aeronaves tem sido bastante explorado por construtoras para registrar obras, fazer o mapeamento da área a ser construída e acompanhar o avanço físico do empreendimento.

De acordo com Arthur Colares, diretor de comunicação do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), os drones apresentam vantagens muito significativas para a construção civil. “Há uma redução no prazo de execução do serviço de topografia, devido a capacidade dos drones de mapear grandes áreas rapidamente. Consequentemente, há um ganho de eficiência positivo para a nossa indústria”,ressalta. 

O diretor de comunicação explica que um drone, em diversas situações, pode gerar  diminuição do custo do serviço e maior facilidade na operação. “Em regiões em que o levantamento  no solo é inviável pelas condições físicas do local, os drones já são uma realidade para muitas empresas”, salienta.

Além disso, os drones quando associados a softwares de escaneamento, permitem a modelagem 3D de terrenos e construções, possibilitando informações precisas para a elaboração de projetos em tecnologia BIM.

SISTEMA INTEGRADO

Rafael Pires e Albuquerque explica que, no BIM, é possível modelar projetos digitais 3D com diversas informações dentro de cada novo projeto, que permitem que todo o ciclo de vida de um empreendimento seja consolidado em uma única plataforma de maneira integrada e automatizada. “Essa tecnologia está presente em todas as etapas da produção, desde o projeto até a assistência técnica. A tecnologia engloba projetos estruturais, arquitetônicos e de infraestrutura no formato 3D, com compatibilização automática de disciplinas, leitura automática de componentes e integração com orçamento, planejamento e execução da produção”, explica. Com isso, o mercado da construção ganha mais agilidade em todas as etapas e integração de setores da empresa envolvidos com o projeto.

Apesar de o mercado da construção civil caminhar em passos mais largos ao lado da tecnologia, o diretor de desenvolvimento ainda vê muitas ações a serem feitas para uso mais efetivo de aparatos tecnológicos. “A MRV está investindo R$ 50 milhões anualmente em inovações, que vão desde o processo de compra de terrenos, passando pelas obras, processo de vendas e pós-vendas, oferecendo aos clientes um conjunto de interações muito superiores às suas expectativas”, comenta. As tecnologias usadas para monitoramento e levantamento de dados de um terreno possibilitam gerir milhares de terrenos em mais de 160 cidades brasileiras, dentro da MRV. “Dando-nos informações importantes para a gestão do negócio”, explicita.

Em terrenos muito grandes ou com relevos oscilantes, esses sistemas integrados de informações são de extrema importância. “Com a tecnologia, é possível padronizar, automatizar e gerir produtos diferentes dos que temos em nossa base. Com o MRV Terrenos temos a redução na margem de erros e diminuição do ciclo de negócios devido à maior velocidade nas tomadas de decisões, de forma integrada, nos diversos setores da empresa”, pontua Rafael Pires.

* Estagiário sob a supervisão da subeditora Elizabeth Colares

Últimas notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023
30 de junho de 2023
26 de junho de 2023
23 de junho de 2023