O algo a mais

Arquitetura em espaços comerciais trabalha a favor de uma experiência completa

Decisões quanto à composição do projeto são um valor agregado ao negócio

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 02/09/2020 15:32 / atualizado em 03/09/2020 12:09 Estado de Minas
Salão de vendas: sofisticação em 290 metros quadrados - Divulgação Salão de vendas: sofisticação em 290 metros quadrados

A arquitetura a favor de experiências. Um bom conceito sobre como trabalhar um ambiente ganha sentidos que muitas vezes não parecem tão evidentes. Em propostas para espaços comerciais, as decisões quanto à composição do projeto são um valor agregado ao negócio. Tudo para transformar a vivência do cliente em algo a mais que simplesmente a decisão pelo produto. Em Belo Horizonte, a AutoMAIA Veículos, revenda de carros seminovos, é um exemplo de quando tudo isso é bem resolvido.

Na mais nova unidade da loja, as instalações distribuídas em 800 metros quadrados, em localização privilegiada de frente para a Avenida Amazonas, no Santo Agostinho, extrapolam a ideia de um simples showroom. É um lugar onde os traços arquitetônicos modernos se sobressaem para oferecer ao cliente uma experiência completa, de comodidade e bem-estar. Preceitos que se somam à escolha pelo carro.

O imóvel escolhido era um antigo estacionamento, e a obra foi uma reconstrução absoluta. "A intenção era encontrar um imóvel bruto e aplicar a cara da AutoMAIA. Criar um ambiente para transmitir bem-estar, credibilidade e segurança", conta Flávio Maia, sócio-fundador da empresa.

Lounge de convivência: jardim vertical para acolher - Divulgação Lounge de convivência: jardim vertical para acolher

Lounge de convivência, área para café, jardim vertical, fraldário, espaços kids e pet, pé-direito alto, e muito mais. No projeto assinado pela arquiteta Nayara Assis, uma harmonização eficiente para imprimir ao momento de aquisição de um carro uma atmosfera de encantamento. "Mais que a estética, a arquitetura faz com que o cliente sinta confiança na qualidade e procedência do produto. O intuito é fazer com que o cliente, quando entra na loja, perceba não só a beleza, mas o cuidado do dono em recebê-lo com uma composição agradável, moderna, que não deixe dúvidas sobre a escolha pela empresa. A arquitetura é um valor agregado", diz Nayara.

O espaço original do mezanino foi transformado em salão de vendas, com 290 metros quadrados. Aí, o forro de gesso com iluminação em LED cria a sensação de um teto flutuante. A cor branca é opção de contraste para realçar esse conceito de fluidez. As decisões luminotécnicas, inclusive, foram bem definidas para contemplar todas as estações de trabalho.

Na recepção, o espaço para o café dá boas-vindas aos clientes com conforto, enquanto aguardam atendimento. Neste ambiente, o jardim vertical é um ponto alto. A arquiteta cita ainda a atenção quanto aos acabamentos. Na parte de exposição dos carros, o piso 100% permeável soluciona possíveis problemas com infiltração por águas da chuva. É uma inovação no mercado, já é tendência, e a AutoMAIA é pioneira em sua utilização - poucas lojas em BH têm esse produto.

Toda a cobertura da edificação é especificada com a chamada telha sanduíche, com propriedades termoacústicas, que barram a entrada de calor, assim como ruídos externos. É um elemento indicado principalmente para espaços comerciais e que recebem muitas pessoas. No alto, na fachada posterior, a especificação por cobogós faz a loja arejada. São elementos vazados que, neste projeto, são trabalhados para favorecer a ventilação natural.

Espaço café: boas-vindas aos clientes - Divulgação Espaço café: boas-vindas aos clientes

Nas paredes, o cimento queimado em tons acinzentados conversa com a identidade visual da empresa, ampliando as nuances de preto e vermelho, as cores da marca. "O cimento queimado também confere uma pegada urbana ao projeto", descreve a profissional. Ela reforça que um dos grandes objetivos é atender bem a todo tipo de cliente. No banheiro, acessibilidade para cadeirantes, ambientes para receber as crianças e os animais de estimação, entre outros.

Para o mobiliário, comodidade e sofisticação para deixar em destaque os veículos. Tonalidades amadeiradas no piso do mezanino e nas mesas cumprem bem essa função e aquecem a ambientação. No acesso à recepção e área de vendas, o LED sob a escada dá a sensação de que o elemento paira no ar, convidando o cliente a entrar.

Os dias de sábado geralmente são movimentados na AutoMAIA. Escolher um carro acaba sendo um evento especial. Parte daí, também, a proposta de receber toda a família com primor. "A experiência com o cliente não se encerra no momento do negócio. Pelo contrário, começa aí. É preciso cuidar desse cliente. O foco é o seu bem-estar. Despertar encantamento", finaliza Flávio Maia.

Tags: espaços comerciais arquitetura projetos

Últimas notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023
30 de junho de 2023
26 de junho de 2023
23 de junho de 2023