Mercado imobiliário

Financiamento de imóveis: pesquisa, negociação e conhecimento de custos

Muitas pessoas buscam por financiamentos de imóveis compensatórios economicamente. Especialista alerta para a necessidade de analisar melhor o investimento

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 08/09/2020 14:00 / atualizado em 08/09/2020 14:31 Jéssica Mayara*

Ter um imóvel próprio, seja casa, escritório e/ou uma loja parece ser um sonho para muitas pessoas. E, justamente por isso, todos os detalhes antes da aquisição precisam ser bem analisados, a fim de que o investimento feito no financiamento do imóvel seja compensatório economicamente. Dessa forma, três pilares podem ser cruciais nesse contexto: a pesquisa, a negociação e o conhecimento dos custos. 

Pixabay
Isso porque, conforme explica o presidente da Associação Brasileira dos Mutuários da Habilitação (ABMH), Vinícius Costa, os financiamentos imobiliários não consistem somente em juros remuneratórios – cobrados para remuneração de capital emprestado. Ou seja, para financiar um imóvel, demais custos existem. 

“Financiamento não é somente pagar as devidas parcelas, pois tudo que se paga para aquisição do imóvel deve ser computado como custo daquele negócio O mutuário tem, por exemplo, que pagar seguro obrigatório, taxa de administração e, também, em alguns casos, taxa de avaliação de imóvel ou de cadastro/avaliação do consumidor. Tudo isso contempla o Custo Efetivo Total (CET) que o financiamento gera para o consumidor”, destaca. 

Neste contexto, Costa explica que outro aspecto funcional e que deve ser de conhecimento de qualquer mutuário antes de o financiamento imobiliário ser concluído, e que também diz respeito a essas taxas, é a periodicidade.

“A taxa de administração de contrato deve ser paga mensalmente, mas as demais só podem ser cobradas uma única vez, e ainda assim devem ser analisadas, a fim de conferir legitimidade e regularidade perante as normas do Banco Central do Brasil.” 

Costa destaca, ainda, que, justamente pela necessidade de que o consumidor conheça e entenda todas essas medidas, se faz necessário realizar consultas e pesquisas a respeito do financiamento como um todo e de suas melhores aplicações.

“O mais indicado antes de fechar qualquer negócio é pesquisar instituições que atuam no ramo, buscar simulações, comparar resultados e custos e, a partir daí, optar por aquela que ofereça melhores condições e que implique menor custo ao final do contrato.” 

Neste sentido, segundo o presidente da ABMH, para quem deseja financiar um imóvel com custos menores, ter os juros em baixa é um ponto crucial para dar início a uma negociação com instituições financeiras. E isso devido ao fato de, conforme Costa explica, não haver um valor máximo e/ou mínimo estabelecido por lei para a taxa de juros. 

“Trata-se de uma questão subjetiva que o banco repassa ao seu cliente. Fatores como Score – pontuação de consumidor no mercado – positivo e relação com a instituição financeira, como conta corrente, investimento, entre outros, podem influenciar na redução da taxa de juros e, consequentemente, auxiliar no fechamento do contrato”, informa. 

Ainda, de acordo com o especialista, para além das taxas de juros, a necessidade de seguro obrigatório precisa ser outro ponto de análise e atenção no momento de financiamento imobiliário, haja vista a necessidade de que uma empresa especializada no ramo seja contratada.

Em alguns casos, o presidente da ABMH destaca que as próprias instituições financeiras responsáveis pelo financiamento costumam indicar, ao futuro investidor, empreendimentos que fazem essa função.  

Porém, essa recomendação não precisa ser aceita, sendo o mutuário autorizado a apresentar propostas de empresas de seu interesse.

De acordo com Costa, caso o banco force a aceitação de sua indicação, a venda pode ser considerada como casada, o que ocorre quando o consumidor, ao adquirir um produto, obrigatoriamente precisará fazer o mesmo com outro indicativo, seja ele de mesma espécie ou não. 

* Estagiária sob a supervisão da editora Teresa Caram 

Tags: mercado imobiliário financiamento de imóveis instituições financeiras seguro obrigatório venda casada imóveis financiamento juros bancos

Últimas notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023
30 de junho de 2023
26 de junho de 2023
23 de junho de 2023