Arrumação

Como organizar a casa: 3 métodos infalíveis para manter o ambiente em ordem

Fazer uma lista de prioridades, organizar as gavetas e ainda evitar o acúmulo de bagunça são ações essenciais

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 26/01/2021 13:20 / atualizado em 26/01/2021 13:49


Freepik
 
Você gosta de chegar em casa e encontrar tudo arrumado, mas tem dificuldades para botar as coisas em ordem? Então, este artigo é para você. Acompanhe três dicas simples de como organizar a casa. E o mais importante: tenha foco e disciplina. 

Afinal de contas, uma casa bagunçada reflete-se na nossa vida, pois ficamos com a impressão de que nossos projetos também estão desalinhados. Por certo, com o dia corrido, dividir a atenção entre a casa, os filhos, os estudos e o trabalho não é fácil. Mas não é impossível ter um lar organizado, higienizado e aconchegante. 

Então, vamos lá? Confira nossas dicas de como organizar a casa


Método 1: Tenha uma lista de prioridades 


Quando o serviço está acumulado, ficamos perdidos sem saber o que fazer primeiro. É assim no trabalho. É assim em casa também. Então, é preciso respirar fundo, pegar um papel e uma caneta (ou seu smartphone) e anotar o que é preciso fazer, como um verdadeiro checklist. 

Portanto, você pode elencar as prioridades na arrumação. Por exemplo: escreva primeiramente as pendências que estão em estado crítico, como a roupa para lavar ou o quarto das crianças. Priorize essas atividades e depois vá para os trabalhos mais leves, como varrer o chão, trocar os lençóis e lavar a louça. 

Não se esqueça, ainda, que é importante limpar cômodo por cômodo, preferencialmente deixando o banheiro por último para evitar contaminar outros ambientes da casa com os mesmos panos, rodo e vassoura usados no local. 

Por fim, a listagem também ajuda a conferir os produtos de limpeza que serão comprados se não estiverem na lavanderia. 

Método 2: Use nichos e organizadores em gavetas e armários


Você já viveu a experiência de estar atrasado para um compromisso e não encontrar aquela peça que precisava devido à bagunça do guarda-roupas? Então, veja como a desorganização afeta o seu dia a dia. Entretanto, é possível ter guarda-roupas, closets, armários, gavetas e despensas organizados. 

O nome dessa “mágica”, por sua vez, é caixa organizadora. Sendo assim, setorize os itens, como camisetas e calças, no guarda-roupas, ou ainda embalagens abertas e grãos no armário. 

Para complementar, outra dica é etiquetar as caixas e potes conforme o item armazenado. Dessa maneira, ficará quase impossível perder tempo na hora de procurar uma roupa no quarto ou um alimento na cozinha. 

Além disso, use e abuse dos nichos, pois eles auxiliam a decoração e contribuem para a organização de cada cômodo. 

Método 3: Evite o acúmulo de bagunça 


Não espere a casa ficar completamente desorganizada para agir. Por essa razão, mantenha um cronograma diário de limpeza. Sendo assim, retire o lixo do banheiro e da cozinha diariamente, além de estar sempre atento à validade dos produtos guardados na geladeira. 

A dica também vale para móveis e itens de decoração. Quando falamos em casa pequena, então, o minimalismo deve ser lei, pois o acúmulo pode dificultar ainda mais a limpeza. 
 

Como organizar e limpar a casa com rapidez? 

 
Como você deve saber, limpar é eliminar a sujeira acumulada, ao passo que organizar é guardar tudo no lugar, fazendo o devido aproveitamento dos espaços. 
 
Portanto, é possível fazer uma faxina rápida. Mas é necessário limpar a casa diariamente, organizando os espaços internos. Sendo assim, evite acúmulo de louça suja na pia, roupa suja no cesto e poeira localizada. 
 
Programe-se ainda de fazer uma faxina mais leve, uma vez por semana, e uma mais pesada uma vez a cada 15 dias. 
 
Concluindo, para colocar em prática as dicas de como organizar a casa é preciso ter determinação e não deixar nada para depois. Por fim, a velha dica do “sujou, lavou” deve ser seguida. 
 
Gostou dessa dica de decoração? Nós temos várias outras que vão facilitar sua vida. Que tal, agora, você aprender alguns truques para a arrumação do seu quarto?!

Últimas notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023
30 de junho de 2023
26 de junho de 2023
23 de junho de 2023