Planejamento

Casa própria: a melhor opção é reformar ou construir do zero?

Você está em dúvida se compra um terreno e constrói ou se adquire um imóvel usado e realiza a reforma? Então acompanhe as dicas abaixo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 17/03/2021 13:05 / atualizado em 17/03/2021 13:35


Freepik

 
Quando se trata de adquirir a casa própria, muitos prós e contras surgem. Este é um sonho de muitas pessoas, mas na hora de decidir entre construir ou reformar uma casa, diversos pontos devem ser levados em consideração.
 
Afinal, a reforma de um imóvel usado pode parecer mais atraente, por conta da economia. Mas será mesmo? Vamos descobrir!

Em primeiro lugar, se você pensa em reformar uma casa, contrate um engenheiro ou arquiteto para avaliar as condições do local, averiguar a estrutura e a viabilidade do projeto. Assim, dependendo do que você pretende fazer, o projeto pode não ser viável ou ter altos custos.

Por consequência, residências com mais de 20 anos de construção e que nunca passaram por modernizações, provavelmente exigirão trocas na parte elétrica e hidráulica.

Por outro lado, construir uma casa do zero não é um projeto barato. Visto que a fundação e a estrutura são coisas caras. Levantar um imóvel do zero é vantajoso quando se tem um terreno totalmente livre, afinal, demolir um imóvel tem seus custos.

Contudo, antes de decidir, o melhor a fazer é ponderar e colocar tudo na ponta do lápis.

O que observar antes de reformar uma casa?


Finalmente, pode parecer simples optar por reformar uma casa, mas atente-se a alguns pontos antes. Confira algumas reflexões a seguir.

Quantas alterações o imóvel sofreu 


Ao longo dos anos desde a sua construção? Se possível converse com os antigos donos e pergunte sobre todos os detalhes.

Há quanto tempo a casa foi construída 


Como já falamos, imóveis com mais de duas décadas de existência precisam de uma atenção maior.

Quanto vai custar


Faça um projeto da futura reforma com um profissional e monte orçamentos para todos os materiais e para todas as etapas.

Então, fique atento a duas dicas importantes: 

  • Dica 1: lembre-se que durante a reforma podem aparecer imprevistos; 
  • Dica 2: uma casa que já sofreu um grande abalo estrutural dificilmente terá uma reforma viável.

O que saber antes de construir uma casa?


Entretanto, a construção de um imóvel do zero também enfrenta seus percalços. Sendo assim, confira algumas recomendações importantes: 

  • faça o projeto da construção da casa e avalie os gastos futuros;
  • tenha em mãos orçamentos detalhados sobre materiais, mão de obra e documentação;
  • verifique possíveis taxas, impostos e autorizações necessárias na hora de construir. Consulte os órgãos responsáveis na sua cidade.

Lembrete


Às vezes, reforma de casa pode trazer muita dor de cabeça. Construir também dá trabalho. Porém, em ambas as opções o imóvel terá a sua cara desde o início do projeto.

Dicas extras


Contudo, se você ainda não conseguiu decidir entre reformar ou construir uma casa, fique atento a estas dicas. Então, decida o que funcionará melhor de acordo com os seus planos.

  • Para qualquer procedimento, tenha ajuda de um profissional. Muitos detalhes passam despercebidos aos leigos. Dessa maneira, uma opinião e um olhar profissional são sempre bem-vindos.
  • Conheça a proporção das mudanças. Para reformar um imóvel, é essencial conhecer o impacto das mudanças que serão feitas, já que algumas delas podem comprometer a estrutura do imóvel.
  • Evite desperdício, então, verifique quais elementos precisam de troca e faça o quanto antes. Enfim, evite quebrar ou remover elementos em etapas avançadas da obra, como consequência não acontecerão desperdícios de tempo e dinheiro.
  • Faça uma pesquisa de mercado. Pode parecer repetitivo, mas orçar materiais e mãos de obra são fundamentais para economizar.

Concluindo, construir ou reformar uma casa usada exige planejamento, paciência e acompanhamento de todas as etapas do projeto e da construção. 

Gostou dessas dicas? O portal Lugar Certo tem diversas ideias sobre organização, DIY (faça você mesmo), decoração e muito mais. Você pode gostar também do conteúdo sobre o que você precisa saber antes da mudança. Boa leitura! 

Últimas notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023
30 de junho de 2023
26 de junho de 2023
23 de junho de 2023