Tecidos em paredes dão um toque especial aos ambientes

Mais plurais e versáteis, os tecidos são opções baratas e práticas para mudar a cara dos ambientes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 03/01/2013 08:00 / atualizado em 26/12/2012 15:34 CorreioWeb /Lugar Certo
O painel de tecido ganhou destaque no Quarto do Casal, da mostra Casa Cor Brasília. Ambiente de Carolina Magalhães e Tatiana Pandolfi
 - Carlos Moura/CB/D.A Press O painel de tecido ganhou destaque no Quarto do Casal, da mostra Casa Cor Brasília. Ambiente de Carolina Magalhães e Tatiana Pandolfi
 
Colorir ao menos uma parede em casa foi moda nos anos 90. De lá para cá, houve uma evolução dos tons frios para cores mais fortes e cáusticas. As tonalidades mais claras foram substituídas por texturas e os tecidos voltaram a ser procurados para revestir as paredes. Além do custo menor - até um terço do preço do papel de parede -, uma das principais vantagens dos tecidos é a imensa variedade de estampas e texturas, que podem deixar a casa ainda mais bonita e aconchegante.

A tendência é inspirada nas casas européias. Por lá, o tecido é mais discreto, com cores pastéis e imagens sóbrias. A releitura brasileira tem cores e estampas mais ousadas, o que deixa o ambiente moderno e sofisticado ao mesmo tempo. As muitas opções são capazes de se adequar a qualquer projeto de arquitetura. Vale revestir a parede inteira ou apenas aplicar faixas decorativas.

Os tecidos são normalmente usados em quartos, salas, hall de entrada e copa. Em áreas de bainheiro, é restrito aos lavabos. Apesar dos tecidos terem grande resistência, a durabilidade depende do estado da parede onde foi aplicado.

Ambiente da arquiteta Marcela Passamani para a mostra Casa Cor Brasília 2012. O painel em tecido aparece como um dos destaques do espaço - Clausem Bonifácio/Divulgação Ambiente da arquiteta Marcela Passamani para a mostra Casa Cor Brasília 2012. O painel em tecido aparece como um dos destaques do espaço
 
A empresária Regina Luna, é formada em artes e trabalha com tecidos há 13 anos. Ela conta que o material é uma boa opção para revestir paredes, mas é necessário algum cuidado para que o acabamento fique perfeito. “Existem técnicas para a aplicação. Geralmente é utilizada uma folha de compensado ou espuma para dar mais sustentação ao tecido”, explica.

Apesar de se considerar apaixonada por papéis de parede, a vendedora e aspirante a design Kellen Santana, acha que os tecidos oferecem um resultado final mais aconchegante. “É possível transformar um ambiente, sem fazer grandes reformas estruturais”, afirma.

Kellen conta que já se aventurou aplicando tecido e garante que a aplicação é fácil, rápida e sem sujeira. Em 2010, ela decorou um quarto de bebê utilizando uma estampa floral em tons lilás. Em uma peça única revestiu a parede rente ao berço. A decoração ficou completa com os adornos e caixas, revestidos com o mesmo tecido da parede. “Ficou lindo. A parte da instalação foi a mais fácil, em menos de um dia eu terminei de fazer”, diz.

Detalhe do revestimento de tecido da estilista Adriana Barra no ambiente Family Room na Casa Cor 2012 - Maria Júlia Lledó/CB/D.A Press Detalhe do revestimento de tecido da estilista Adriana Barra no ambiente Family Room na Casa Cor 2012
Dicas

As precauções com o tecido são as mesmas adotadas quando usamos cortinas nas janelas e a limpeza deve ser feita regularmente com aspirador de pó. Somente os emborrachados necessitam de água. Para tornar o pano mais resistente à água e sujeira, basta aplicar impermeabilizante ou fazer um processo mais caseiro: cola branca e verniz.


Como escolher o melhor tecido

Nem todo tecido é recomendável para aplicar em paredes. Escolha um material com larguras maiores e que tenham pouca elasticidade. Algodão, linho e 100% Poliéster são boas opções.

Como aplicar
Instalar o tecido não é complicado, mas requer habilidade e atenção. Para garantir um acabamento perfeito é necessário que a superfície esteja limpa e o tecido deve ser bem esticado para evitar rugas.

Tags:

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016