O preto é a soma de todas as cores, porém, para muitas pessoas, não é cor alguma ou apenas uma como outra qualquer. Contudo, o certo é que ele vem ganhando espaço na decoração de casa.
Para o designer de interiores e de luz, Rômulo Salvino, o preto pode ser muito bem aproveitado como um detalhe a fim de enobrecer e agregar valor a um ambiente. “Ele cria um clima elegante, fino e sofisticado. O melhor: vai bem com quaisquer cores”, afirma.
A atenção deve ser redobrada para não ficar agressivo. Portanto, não abuse do preto em quartos e banheiros. Utilize-o, nesses casos, em motivos decorativos, molduras, roda-pés ou objetos menores.
Salvino comenta que prefere trabalhar com a cor lhe dando uma função específica. O preto, como cor pigmento, absorve a luz. “Assim, ele é ideal para espaços que precisam ser escuros como home theaters - área dedicada a assistir televisão e filmes. Contudo, é necessário um projeto especial de iluminação devido a essa particularidade”, recomenda. Ele pode, ainda, disfarçar a altura de cômodos ou lugares quando não é possível mexer na parte estrutural.