Os apartamentos e casas estão ficando menores e, por consequência, as cozinhas também estão diminuindo. E as chamadas cozinhas americanas têm se tornado cada vez mais comuns nos lares contemporâneos. Elas são responsáveis pela integração entre o cômodo e sala, onde é possível maior interação entre quem cozinha e as pessoas acomodadas no recinto à frente. Essa opção é vantajosa, mas é necessário cuidado para não haver exageros e erros.
Uma cozinha deve ser funcional. Uma boa solução para manter a organização de um ambiente pequeno é optar por divisórias de gavetas, onde cada uma tenha uma função. Prateleiras e módulos aéreos e de canto também são bem-vindos.
Para economizar espaço, aposte, ainda, em móveis modulados que suportam a geladeira e o fogão. Em uma cozinha pequena, os utensílios culinários mais usados podem virar decoração. É só pendurá-los na parede.
Aconchego é o que se espera de uma cozinha. De acordo com a designer de interiores Denise Maurillión dá para levar esse clima acolhedor com charme. Ela destaca que o mobiliário deve ser escolhido com cuidado, além de ser necessário associar a decoração da cozinha com a dos outros cômodos da casa. “Como a cozinha se integra com a sala, as composições desses ambientes precisam conversar. Tudo precisa ser bem planejado e combinado”, afirma.