Alguns relatos indicam que as pessoas já dominavam a técnica de tintura, lá pelo ano 1.000 d.C. Os chineses, os pioneiros, obtinham o efeito colorido, em preto, da mistura do fumo com cola e água ou óleo de linhaça. De lá para cá, muita coisa mudou. A indústria da tinta ganhou tecnologia e variedade, e as tintas continuam sendo boas opções para dar cara nova a um espaço.
Mais acessíveis que outras técnicas, como o papel de parede, por exemplo, as tintas sempre estiveram em alta. Hoje, elas são laváveis, com efeito magnéticos e podem imitar até a textura do aço e palha.
De acordo com o arquiteto Denis Sarges, as tintas continuam sendo muito requisitadas. “Muita coisa pode ser feita com tinta, existem hoje texturas e cores que parecem outros materiais e que podem ser a grande atração da casa”, afirma.
Tinta lousa
A tinta lousa permite escrever com giz. A tendência, que inicialmente era indicada para quartos infantis, passou também a fazer parte de salas, cozinhas e paredes de áreas de circulação. A tinta dá um toque divertido e contemporâneo ao ambiente e é sugerida, principalmente, para quem gosta de modificar a decoração da casa constantemente. Em cozinhas e copas, pode ser usada para escrever o cardápio do dia, lista de compras ou recados, por exemplo.
A limpeza também é simples. Os riscos de giz são facilmente apagados com um apagador ou esponja com água e detergente. Essa tinta é acessível e fácil de aplicar. Pode ser utilizada, tanto em paredes comuns, quanto em superfícies de metal e madeira.
Tinta magnética
Aqui você pode transformar a parede em um mural. A ideia é fixar fotos, postais, recados e decoração. Isso é possível porque a composição da tinta usa materiais que permitem a retenção de imãs na parede.
Essa tinta é uma boa opção para quartos infantis e de adolescentes e é recomendada para áreas de parede pequenas ou inteiras.
Tintas laváveis e texturizadas
Essas são ótimas opções para dar personalidade ao ambiente. As laváveis são recomendadas para quartos infantis, pois permitem que as crianças rabisquem as paredes com tinta escolar ou com canetinhas. A sujeira é retirada com facilidade.
As tintas texturizadas dão maior efeito decorativo ao recinto. Algumas oferecem acabamentos que imitam materiais como madeira, linho, concreto, aço, mármore, palha e outras tramas.