Cortinas ou persianas: descubra qual a melhor opção

Não existe regra dizendo em que caso é melhor usar cortina ou persiana, por isso confira algumas vantagens e desvantagens de cada tipo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
Na hora de escolher entre cortinas ou persianas, a primeira coisa que deve ser levada em conta é qual a função que queremos dar a esse elemento. Privacidade, bloqueio ou redução de luz, isolamento térmico, acústica ou será um simples elemento decorativo? Segundo Fabiana Souza, da Cassol Centerlar, há muitas novidades no mercado que permitem aliar a função que buscamos ao estilo estético que mais gostamos. "Um item que tem sido muito procurado é uma nova persiana, que funciona como uma tela de proteção, tirando 70% da caloria do ambiente sem diminuir a luminosidade", Fabiana.

Não existe uma regra dizendo em que caso é melhor usar cortina ou persiana, é uma escolha pessoal. Confira algumas vantagens e desvantagens de cada tipo:

Janine Moraes/CB/D.A Press
 
Cortinas
Uma das desvantagens da cortina é que requer cuidados permanentemente, para que não perca o caimento e também a limpeza especifica de cada tecido. Normalmente, os tecidos sintéticos, como poliéster e viscose, são mais práticos e com preços mais acessíveis, podendo ser lavados em casa mesmo.

Para escolher uma cortina, devem ser considerados: tendências, cores e estilos dos móveis e acessórios que compõe os ambientes.Quem tem dúvidas quanto à cor das cortinas, deve aposta no branco. Combina com qualquer ambiente e qualquer cor de parede. O ideal é que a cortina fique neutra, sem chamar atenção.

O comprimento das cortinas geralmente devem ser rentes ao chão ou até 1 ou 2 cm maior que a altura, ficando arrastando no chão. As cortinas curtas só devem ser utilizadas em ambientes em que há um móvel próximo à janela.

Luciane Cintra/Divulgacao
 
Persianas
As persianas não precisam preencher toda a parede, do piso ao teto, o ideal é que cubram apenas a superfície envidraçada.

Existem muitos modelos, acabamentos e versões, podendo ser horizontais ou verticais, de madeira, alumínio, PVC ou tecido, das mais diversas cores e tamanhos. Com exceção das de tecido, as persianas são recomendadas em lugar das cortinas para as pessoas alérgicas, devido à facilidade de limpeza e menor acúmulo de poeira.

Uma forte tendência são as persianas de madeira. "Nos últimos meses, tem crescido muito a procura por este item, que é feito com madeira de área reflorestada, vinda do norte da Europa. O valor ainda é elevado, mas há opções em PVC que simulam o mesmo efeito a preços bem mais acessíveis", explica Fabiana.

Tags: china

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016